Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Huawei terá versão cloud do Windows 10 para seus dispositivos com Android

Por| 15 de Junho de 2018 às 10h30

Link copiado!

Huawei terá versão cloud do Windows 10 para seus dispositivos com Android
Huawei terá versão cloud do Windows 10 para seus dispositivos com Android
Tudo sobre Huawei

O sonho de um celular que funciona como um computador convencional persiste e a Huawei é a mais nova empresa a persegui-lo. Durante a versão asiática da CES 2018, que começou nesta semana em Xangai, na China, a empresa anunciou o lançamento de um serviço de cloud computing que vai permitir o acesso a uma versão completa do Windows 10 em alguns dispositivos da marca que rodam o sistema operacional Android.

O recurso é exclusivo para o território chinês e vai funcionar em quatro aparelhos da fabricante: o Huawei P20 e P20 Pro, Mate 10, Mate RS e o tablet MediaPad M5. Em todos, o sistema operacional poderá ser utilizado em todas as suas capacidades, com todo o processamento acontecendo na nuvem, mas também com acesso ao sistema de arquivos do próprio Android.

Isso vai permitir, por exemplo, que o usuário edite em tempo real uma foto feita com a câmera dos aparelhos na versão Windows 10 do Photoshop, ou que edite uma planilha do Excel e a baixe para o próprio celular. Tudo depende, claro, de uma conexão de internet para realizar o streaming dos comandos para um servidor e das imagens do sistema operacional de volta para o dispositivo.

Continua após a publicidade

De acordo com a Huawei, basta instalar um aplicativo próprio, chamado Cloud PC, para que a novidade funcione. Não são necessárias configurações adicionais e a novidade ainda traz recursos que permitem a conexão do aparelho a um monitor, por meio de conexão USB-C, para utilização do Windows 10 com uma experiência mais semelhante a dos computadores convencionais.

A fabricante também não falou em preços e detalhes do serviço de computação na nuvem, como espaço para armazenamento online e assinaturas para utilização do Windows 10. Parece improvável que o recurso seja gratuito, é claro, mas como a Huawei não deu detalhes sobre uma eventual parceria com a Microsoft nesse quesito, não dá para saber exatamente como tudo vai funcionar.

Além disso, na própria CES Ásia 2018, especulou-se que a plataforma de cloud computing poderia chegar também à Europa, onde a Huawei vem dando bastante atenção, principalmente, ao mercado corporativo. O mesmo, porém, não deve valer para os EUA, onde a marca, bem como outras de origem chinesa, são constantemente criticadas pelo governo e agências de inteligência por, supostamente, constituírem perigo à segurança nacional.

Fonte: Android Authority