Falha no Windows 10 não ativa licença do sistema operacional

Por Redação | 30.07.2015 às 11:03
photo_camera Divulgação

Embora o lançamento do Windows 10 nesta quarta-feira (29) tenha sido acompanhado de muitos elogios por parte dos usuários e da crítica especializada, isso não quer dizer que a nova versão do sistema operacional esteja isenta de seus problemas. E um dos pontos que mais vem incomodando e causando dores de cabeça é uma falha que impede a ativação da licença do produto.

E o principal incômodo que essa falha causa está exatamente no funcionamento de vários recursos do Windows 10. Sem a sua ativação, o sistema não libera todas as possibilidades existentes e, com isso, o usuário se depara com algumas limitações que não deveriam existir.

O mais curioso é que esse "desaparecimento" das licenças não está acontecendo apenas em computadores que foram "limpos" para a instalação do Windows 10, ou seja, quase como em uma formatação para receber a novidade. Muitos dos relatos desse problema são de pessoas que fizeram a atualização por cima do Windows 7 ou 8.1 e que já possuíam uma chave devidamente ativada.

Windows 10 problema

Isso não quer dizer que o sistema vai se comportar como se você estivesse com uma cópia pirata, mas vai trazer restrições de acesso a tarefas relativamente simples. Ao tentar acessar o menu de personalização, por exemplo, os usuários afetados vão ser surpreendidos com o aviso de que o computador não está com a sua licença ativada e, por isso, não poderá fazer as alterações desejadas.

Em testes realizados pelo Canaltech, por exemplo, o Windows 10 afirmava ser incapaz de se comunicar com a Microsoft, o que resultava na falha de ativação. E o mais estranho foi que, pouco tempo depois, o problema foi corrigido automaticamente.

Isso leva a crer que uma das possíveis razões para a dor de cabeça pode estar no alto número de pedidos de ativação aos servidores da Microsoft, que não estão conseguindo suportar a demanda. Com dificuldades de comunicação, a chave não consegue ser validada durante a instalação e acaba gerando as restrições citadas acima. E, pelo visto, a situação vem se normalizando aos poucos.

Ainda assim, vale a pena ficar de olho em seu computador e ver se o Windows 10 está funcionando como deveria e se todas as funções foram mesmo liberadas. Para isso, basta acessar o app de Configurações no Menu Iniciar e selecionar "Atualização e Segurança". Em seguida vá na aba "Ativação" e verifique o status atual. Se a chave de produto não estiver ativada, talvez seja a hora de entrar em contato com a Microsoft em busca de uma solução.