Fabricantes de PCs deixarão de fornecer Windows 7 a partir de outubro de 2016

Por Redação | 03 de Novembro de 2015 às 14h41
photo_camera Divulgação

Em fevereiro do ano passado, a Microsoft afirmou que iria informar com antecedência quando o Windows 7 pré-instalado nos computadores não estaria mais disponível. A data finalmente foi anunciada. A partir do dia 31 de outubro de 2016, as fabricantes de PCs (OEMs) não fornecerão mais o Windows 7 pré-instalado aos consumidores de todo mundo.

O Windows 8.1 também deixará de ser fornecido nesta mesma data. Já o Windows 8 pré-instalado nos computadores sairá de linha alguns meses mais cedo, no dia 30 de junho de 2016. Isso significa que, depois de 31 de outubro do próximo ano, a única versão do Windows que estará disponível para os novo computadores é o Windows 10. Até a data anunciada, as OEMs ainda podem oferecer o Windows 7 Professional, Windows 8, Windows 8.1 e Windows 10.

Vale lembrar que o suporte ao Windows 7 permanecerá até o dia 10 de janeiro de 2010. Ele deixou de receber suporte relacionado a recursos extras este ano, mas ainda receberá atualizações de segurança e correções até na data definida.

Esta é uma consolidação significativa, visto que será a primeira vez desde os dias do Windows XP que as fabricantes irão fornecer apenas a versão atual do sistema operacional. Durante todas as etapas do Windows Vista, 7, 8 e 8.1, foi possível comprar sistemas com versões mais antigas pré-instaladas. Isso deixou as fabricantes com mais opções para oferecer para seus consumidores, apesar do sistema atual ser o mais atraente na maioria das vezes. No entanto, a fragmentação do sistema é algo que a Microsoft está se esforçando para reduzir com o Windows 10 e deverá conseguir em longo prazo.

Se você quer comprar um computador com Windows 7, é bom fazer isso o mais breve possível. A contagem regressiva para o fim do Windows 7 já começou.

Via Ars Technica

Fonte: http://arstechnica.com/information-technology/2015/11/oems-to-stop-selling-pcs-with-windows-7-by-october-31-2016/