Estudo revela impacto positivo do Windows 10 junto aos usuários

Por Redação | 28 de Agosto de 2015 às 08h22

O Windows 10 chegou cercado de expectativa especialmente porque a até então mais recente atualização do Windows, do 7 para o 8, não foi exatamente um mar de rosas. A radicalidade das mudanças levou muita gente a soltar o verbo contra o sistema operacional da Microsoft ou simplesmente permanecer no Windows 7.

Desta vez, porém, o resultado passou longe de ser desagradável para a companhia de Redmond. Isso porque os reviews sobre o novo sistema têm sido bastante agradáveis e, salvo alguns problemas mais específicos, nada de muito grave foi dito a respeito do Windows 10.

Para averiguar até que ponto os usuários do novo sistema da Microsoft estão satisfeitos (ou não) com ele, o site Brandwatch, responsável por pesquisas que revelam o impacto de marcas na web, avaliou postagens feitas em redes sociais e fóruns a respeito do Windows 10. O resultado pende para o lado positivo, com bem mais gente declarando seu amor pelo SO.

Amor à primeira vista

Apenas no primeiro dia do Windows 10, 31 de julho de 2015, as análises do Brandwatch indicam 10 satisfeitos para cada um insatisfeito. Isto quer dizer que as reações foram 92% positivas e apenas 8% negativas. Desde então, o número de insatisfeitos cresceu, mas ainda está longe de se tornar uma quantia significativa: 86% amam e 14% odeiam a nova versão.

Na última semana, o Brandwatch encontrou 1,2 milhão de menções ao Windows 10 em variados espaços da web. Deste montante, a porcentagem irrisória de 0,01% se dedicava a reclamar da mais recente atualização da Microsoft, o que pode indicar um novo acerto da empresa.

Novos recursos mais celebrados...

Impacto Windows 10

Uma quantia significativa de novidades foi inserida ao sistema na última grande atualização, como múltiplos desktops, o navegador Edge (herdeiro do Internet Explorer), suporte à assistente pessoal Cortana e também maior integração com o Xbox, o console da Microsoft.

O Brandwatch também avaliou quais novos recursos tiveram maior impacto junto à vasta comunidade de usuários do Windows 10 espalhada pelo mundo. Como era de se esperar, itens mais alardeados foram também os mais comentados, como é o caso da Cortana, do navegador Egde e também do retorno triunfal do Menu Iniciar.

...e mais odiados

Impacto Windows 10

Entre os mais criticados por quem atualizou a versão do Windows estão, por incrível que pareça, os três mais celebrados — porém, em ordem diferente: Menu Iniciar, Edge e Cortana, respectivamente. Contudo, no geral, o trio foi mais bem avaliado do que criticado por quem já está com o novo Windows rodando em seu PC.

Impato Windows 10

As novidades com pior avaliação, sempre de acordo com a pesquisa do Brandwatch, são o pacote Office (60% de menções negativas) e a Barra de tarefas (quase 50% de menções negativas).

Fonte: Brandwatch