Estas devem ser as embalagens das versões físicas do Windows 10

Por Redação | 13 de Julho de 2015 às 09h54

Faltam cerca de duas semanas até o lançamento do Windows 10 para todos os consumidores e tudo indica que o novo sistema operacional da Microsoft ganhará uma versão física, que deve ser vendida em caixinhas em lojas e estabelecimentos selecionados.

Vazadas pelo site alemão WinFuture e pela conta Microsoft Insider no Twitter, as embalagens possuem dois tipos distintos. O primeiro é o modelo tradicional da plataforma voltada para desktops, nas versões Pro e Home, caracterizadas pelas cores roxa e azul, respectivamente. O pacote, que é bem diferente das caixas coloridas do Windows 8, ainda traz o novo papel de parede padrão do software revelado há algumas semanas.

O segundo modelo de embalagem também apresenta as versões Pro e Home em tons de roxo e azul, mas com um toque mais minimalista, exibindo apenas o logo do Windows. Estas embalagens seriam as versões do Windows 10 que devem vir pré-instaladas em dispositivos USB.

O mais curioso disso tudo é o fato da Microsoft ainda considerar vender o sistema em versões físicas, uma vez que a companhia já declarou que tem como objetivo adotar uma medida de atualizações periódicas pela internet. Como destacam alguns sites internacionais, por conta dessa estratégia, é provável que o Windows 10 seja o último software da gigante de Redmond a ser vendido em caixas físicas.

Mais do que isso, funcionários da própria Microsoft comentam internamente que esta será a última versão do sistema operacional. Isso porque a empresa planeja transformá-lo em um serviço único e contínuo, não apenas em uma plataforma com versões "principais". Em vez de grandes lançamentos, haverá melhorias e atualizações regulares, quase que mensais, que poderão ser gerenciadas pelos próprios usuários e empresas.

O Windows 10 chega no dia 29 julho em sete edições diferentes e será gratuito para quem já tem o Windows 7 ou Windows 8.1. Essa atualização irá durar por apenas um ano a partir do lançamento do Windows 10, com updates garantidos durante toda a "vida útil" do sistema ou do seu dispositivo. Além disso, testadores do Windows Technical Preview poderão baixar o novo sistema de graça assim que a plataforma for liberada no final deste mês.

Se você já usa uma versão licenciada do Windows 7 ou 8.1, neste link explicamos como preparar sua máquina para instalar o software automaticamente.

Fontes: Microsoft Insider (Twitter), WinFuture, The Verge

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.