Esta talvez seja a maior tela azul do Windows que você já viu na vida

Por Redação | 23 de Agosto de 2016 às 06h43

Ninguém merece estar no meio de um trabalho e ser surpreendido com a temida tela azul da morte do Windows, não é mesmo? Pois como se o sistema operacional travar não fosse inconveniente o suficiente, um shopping tailandês acabou exibindo a tela azul em uma fachada com aproximadamente 15 metros de altura (e rapidamente um usuário do Facebook fotografou e deixou a cena registrada para a história).

Essa tela de fundo azul, cheia de códigos incompreensíveis pela maior parte da população que não é lá muito chegada do universo da programação, aparece quando o Windows trava e é sinal de que o sistema operacional se desligou para tentar se recuperar de algum problema relacionado ao hardware ou software. Quando o SO detecta um erro do qual não pode se recuperar sem perder dados, ou quando detecta pontos do sistema que foram corrompidos, ou ainda quando a falha de hardware não for recuperável, a odiada tela azul aparece.

E não, não se tratou de uma ação promocional, ou ainda uma apresentação artística geek conceitual - como foi o caso da banda Nine Inch Nails, que usou a tela azul da morte como cenário para um de seus shows realizado em 2008.

NIN The Great BLUE SCREEN OF DEATH

Existente por mais de 20 anos, a tela azul da morte foi remodelada com a evolução do Windows, trocando o azul “caneta Bic” por um azul mais suave e deixando de exibir os códigos dos erros, passando a mostrar uma carinha triste acompanhada do tipo de erro que foi encontrado. Essa mudança aconteceu após a chegada do Windows 8 - ou seja, qualquer pessoa que estivesse passando à frente do shopping CentralFestival ficou sabendo que o local estava usando um Windows 7 ou anterior.

tela azul do Windows

A nova tela azul da morte, um pouco mais suave, mas não menos odiada pelos usuários do Windows 8 em diante (Reprodução; Divulgação)

Fonte: Geek.com