Cortana estará sempre à escuta com nova tecnologia Wake-on-Voice

Por Redação | 19.08.2015 às 12:20

Na última terça (18), a Intel anunciou uma novidade bem interessante e ao mesmo tempo um pouco bizarra durante o IDF 2015, fórum anual de desenvolvedores da fabricante de processadores. Trata-se do recurso Wake-on-Voice, que vai permitir à Cortana, assistente pessoal do Windows 10, ativar o computador com um comando de voz de "Hey, Cortana".

Isso será possível graças a um novo componente presente nos processadores Skylake que estarão sempre à escuta. Com isso, mesmo com o PC hibernando, o usuário pode falar a frase mágica e o componente vai ligar o sistema operacional permitindo uma interação completa com a Cortana, sejam os comandos processados localmente ou na nuvem.

Anuncio dos novos processadores da Intel durante a IDF 2015

Anúncio dos novos processadores da Intel durante a IDF 2015

O recurso é similar ao que já temos com o Google Now e o comando de "Ok Google", mas claro, em um computador. Ele é bem interessante e deve facilitar a vida, já que o usuário não precisará apertar botão algum para utilizar o desktop. No entanto, outras questões devem ser levantadas, principalmente no que tange a segurança e privacidade. Imagine o perigo potencial de ter um computador escutando tudo o que é dito no local?

Uma segunda questão importante a ser levantada, e que também não ficou clara por parte da Intel, é o impacto no consumo de energia e na duração das baterias de notebooks no modo de espera.

O recurso já deverá estar disponível nos próximos computadores que saírem de fábrica com os novos processadores e rodando o Windows 10.

Via The Verge e Pocket-lint.