Conheça 7 truques indispensáveis para tirar proveito do Windows 10

Por Akira Suzuki | 30 de Julho de 2016 às 13h00
photo_camera Divulgação

Com quase um ano de lançamento, o Windows 10 vem sendo elogiado como uma vantajosa versão dessa família de sistemas operacionais, contrastando com as críticas negativas que a Microsoft recebeu quando colocou o Windows 8 no mercado.

Instalado em 350 milhões de dispositivos até o fim de junho, de acordo com a fabricante, o Windows de número 10 é o segundo mais popular da atualidade, perdendo apenas para o Windows 7.

Agora, com a nova versão disseminada em diversos aparelhos, o Canaltech preparou uma lista de sete recursos que todo usuário de Windows 10 deve conhecer. Vamos a eles:

1. Múltiplas áreas de trabalho

No Windows 10 é possível criar novas áreas de trabalho, em vez de se limitar a uma. Para criá-las, clique no ícone "Visão de Tarefas" (tem o formato de três quadrados e fica do lado da caixa de pesquisa na barra de tarefas) e escolha a opção "Nova área de trabalho", no canto inferior direito do desktop (mais ou menos em cima do relógio).

Feito isso, você ganha uma área de trabalho novinha, replicando apenas os ícones. É possível colocar novas janelas ou até mesmo transferir programas abertos de um desktop para outro. Se você fechar uma área de trabalho que já contenha uma janela, esta será transferida para o desktop anterior.

Dicas de Windows 10 - Múltiplas áreas de trabalho

No Windows 10, é possível criar quantas áreas de trabalho achar necessário

Teclas de atalho tornam o trabalho ainda mais fácil:

Windows + Ctrl + D: cria uma nova área de trabalho;
Windows + Ctrl + F4: apaga a área de trabalho atual;
Windows + Ctrl + seta para direita ou esquerda: navega entre os desktops.

2. Captura avançada de tela

A tecla Print Screen (muitas vezes abreviada como Prt Scr) serve para tirar uma foto da tela e guardar na área de transferência, bastando colar a imagem em um programa de edição, como o Paint. No entanto, há muito mais jeitos de capturar a tela. Como dito, apertar Prt Scr tira foto de toda a tela, mas pressionar Alt + Prt Scr faz com que apenas a janela atual seja fotografada.

Se o comando for tecla Windows + Prt Scr, a imagem da captura é transformada imediatamente em um arquivo de formato PNG e fica salva dentro da pasta Capturas de tela (ela fica no caminho Este computador > Imagens).

Dicas de Windows 10 - Ferramenta de Captura

Com a Ferramenta de Captura, existe mais opções para fotografar a tela

Mais opções podem ser liberadas com a Ferramenta de Captura (digite "captura" ou "snipping" na caixa de pesquisa da barra de tarefas). O pequeno programinha traz as opções "Recorte de Formato Livre", "Captura Retangular", "Captura de Janela" ou "Recorte de Tela Cheia". Também é possível atrasar o comando de captura, útil quando se quer pegar uma imagem do YouTube depois que o menu desaparece.

Agora, se você precisa de ainda mais recursos, aí é hora de apelar para softwares de terceiros, como o Greenshot, que é gratuito.

3. Minimizar janelas com um chacoalhão

Esse é um velho truque do Windows, mas que continua útil. Quando as janelas ao fundo estiverem atrapalhando, coloque o mouse sobre a barra de título do programa que deseja manter aberto, pressione o botão direito e chacoalhe a interface. Isso fará minimizar as outras janelas. Se repetir o procedimento, volta tudo como era antes.

Dicas de Windows 10 - Chacoalhar janela

Com o mouse, chacoalhe a janela da frente para...

Dicas de Windows 10 - Chacoalhar janela

... minimizar os programas ao fundo. Faça isso de novo e as janelas voltarão ao normal

4. Dominado o Snap

O Snap é uma funcionalidade introduzida no Windows 8 e é bem útil para organizar as janelas. Para fazer o Snap é preciso clicar na barra de título de um programa e arrastar para os cantos da tela. Se você encostar no limite direito ou esquerdo, a janela ocupará metade do espaço no lado escolhido (depois, clique em outro programa aberto para ocupar a outra metade). Movendo o mouse para os cantos, a janela ficará com um quarto do tamanho. Por fim, fazer o Snap no limite superior da tela faz a interface abrir no tamanho máximo.

Dicas de Windows 10 - Snap

Com o Snap, é possível "grudar" as janelas nos cantos da tela

É possível fazer isso com teclas de atalho. Clique na janela que quer mexer e pressione tecla Windows + seta para direita ou esquerda para fazer um Snap para o lado desejado. Se quiser levar para um dos cantos, faça Windows + seta para o lado e, depois, para cima ou para baixo.

5. Gravação de vídeos

Com o Windows 10, não é preciso nenhum programa extra para fazer vídeos da tela. Basta apenas ligar o aplicativo Xbox, escolher a janela que quiser gravar, e pressionar Windows + G. Uma caixa de diálogo vai perguntar se se trata de um jogo, ao que você responde "sim". Como se vê, esse recurso foi feito para fazer vídeos de games, mas pode gravar outros aplicativos. Só não serve para registrar o próprio sistema operacional, incluindo aí o navegador Microsoft Edge. Ah sim, também é preciso uma placa de vídeo relativamente recente para usar o recurso. Detalhes estão nesta página da Microsoft.

Dicas de Windows 10 - Game DVR

O Game DVR, do aplicativo Xbox, também pode gravar programas que não são jogos

6. Economize bateria

Se estiver usando o Windows 10 num laptop, existe um recurso que faz a bateria durar mais tempo. Para isso, digite "configurações" na caixa de pesquisa da barra de tarefas. Clique em "Sistema" e, depois em "Economia de bateria". A funcionalidade limita as atualizações em segundo plano e as notificações, fazendo com que a máquina gaste menos energia.

Dicas de Windows 10 - Economia de bateria

Ativando a economia de bateria, o laptop dura mais tempo fora da tomada

7. Cortana é uma assistente e tanto

Cortana é uma assistente digital que torna a utilização do computador mais simples: basta dar instruções de voz em um microfone e ela tenta se virar. Esse belíssimo recurso ainda não está disponível em português, mas é possível utilizá-la em inglês. Para isso, basta seguir este guia do Canaltech (só não funciona nos Windows 10 Single Language, com um idioma só).

Com a Cortana ligada, o computador vai pedir permissão para acessar várias informações pessoais, mas o resultado compensa. E o que a assistente faz? Bom, você pode fazer buscas na internet falando coisas como "Search Game of Thrones", se quiser saber sobre o famoso seriado. É claro que o sistema vai abrir o Edge e usar o buscador Bing, mas existem meios de mudar isso no Firefox (nativamente) e no Chrome (através de uma extensão).

Dicas de Windows 10 - Cortana

A Cortana é eficiente, mas, em relação a esse assunto de Game of Thrones, ela aparentemente não assistiu a todos os episódios da sexta temporada :)

A Cortana ainda pode ajudar com a agenda, como por exemplo, pedir para ser lembrado sobre alguma coisa. Ela ainda informa sobre o tempo, abre programas, reconhece músicas e consegue até mesmo contar uma piada ou cutucar a concorrência (só perguntar da Siri, a assistente dos aparelhos da Apple).

Via Mashable.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.