Conheça 7 problemas comuns ao atualizar para o Windows 8.1 e saiba consertá-los

Por Redação

Visto por muitas pessoas como apenas uma atualização ou service pack do Windows 8, a nova versão do sistema operacional da Microsoft, o Windows 8.1, vem causando mais dores de cabeça do que o esperado. Já foram vários relatos de problemas relacionados a hardware, mal funcionamento de programas que antes funcionavam muito bem e telas de erro inexplicáveis aparecendo aqui e ali. Aos poucos, as promessas da empresa em oferecer uma nova experiência ao usuário vem dando espaço à frustração e irritação por parte deles, que estão voltando ao Windows 8.

Mas antes de retornar ao antigo sistema operacional, o pessoal da Make Use Of fez uma compilação com os 7 erros mais comuns que vêm atormentando os usuários e possíveis soluções para eles. Se você tem sido vítima das falhas do Windows 8.1, então vale a pena conferir a lista.

Meu hardware parou de funcionar

Os relatos de mal funcionamento de hardware por aí afora são vastos. Muitas pessoas enfrentaram ou estão enfrentando problemas de mal funcionamento, principalmente do mouse e placas gráficas.

Ao que tudo indica, alguém mexeu onde não deveria no Windows 8.1 e alterou algumas linhas de código que causaram a falha no funcionamento de drivers. Com isso, dispositivos que antes eram reconhecidos sem problemas passaram a apresentar defeito ou simplesmente deixaram de ser reconhecidos.

Aqui não tem mágica e a melhor solução é entrar no site do fabricante do hardware e buscar por atualizações para o Windows 8.1. Procure pela seção de suporte e/ou download de drivers do fabricante e baixe a última versão disponível. Em último caso, você pode procurar por atualizações diretamente no Windows Update.

Drivers não compatíveis

Alguns usuários vêm recebendo mensagens que dizem não ser possível atualizar do Windows 8 para o Windows 8.1 por alguns drivers não serem compatíveis com a nova versão do sistema operacional. Aqui é possível resolver o problema de duas formas: ou você remove os drivers incompatíveis, ou atualiza-os para uma versão mais nova e compatível com o Windows 8.1. Mais uma vez, vale a pena visitar o site do fabricante do hardware cujo driver foi indicado como incompatível para atualizá-lo e poder seguir adiante com a instalação.

Arquivos do SkyDrive aparecem como "Apenas Online"

Os ávidos usuários do SkyDrive relataram problemas relacionados a disponibilidade dos arquivos baixados do serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft. De acordo com eles, mesmo os arquivos já baixados para o computador estão aparecendo com disponibilidade "apenas online", o que está incorreto.

Corrija o problema abrindo o Windows Explorer e, no canto superior esquero da janela, clique com o botão direito do mouse sobre o SkyDrive e selecione a opção "Tornar disponível offline". Isso deverá garantir que todos os seus arquivos presentes no SkyDrive estejam sincronizados com a sua máquina.

Atualizando do Windows 8.1 Preview

A Microsoft confirmou que aqueles usuários que estão utilizando a versão Preview do Windows 8.1 perderão todos os aplicativos e jogos instalados no computador e terão que reinstalá-los após a atualização.

Isso, no entanto, pode ser resolvido se você seguir o nosso tutorial de como atualizar para o Windows 8.1 RTM a partir do Windows 8.1 Preview. Seguindo as instruções do tutorial, você não perderá nenhum dos seus programas instalados.

Telas de erro

Uma quantidade enorme de usuários tem relatado o recebimento de telas de erro com os códigos 0xC1900101 e 0×40017 durante o processo de atualização para o Windows 8.1. É comum os códigos de erro serem precedidos da mensagem "Não é possível atualizar para o Windows 8.1", ou algo do tipo.

Para tentar contornar o problema, você pode desconectar todos os periféricos ligados ao computador e deixar apenas os essenciais, como mouse e teclado, conectados a ele. Além disso, certifique-se de que todos os drivers estão atualizados antes de iniciar a atualização.

Um outro erro relatado pela comunidade informa ao usuário não ser possível atualizar para a nova versão do sistema operacional por seus arquivos de programas ou usuários terem sido movidos para uma nova partição. Aqui não tem jeito, você terá que trazer todos os arquivos de volta à partição principal de instalação do Windows para que a atualização siga em frente.

Apesar desses erros serem apresentados após o início do processo de atualização, o Windows fará, automaticamente, a restauração à versão instalada previamente.

Aviso de modo de segurança no canto da tela

Se após a atualização para o Windows 8.1 aparecer um aviso relacionado ao modo de segurança no canto inferior direito do computador, você terá que visitar as configurações de BIOS da sua máquina. O objetivo é habilitar ou configurar o Boot Seguro da sua placa-mãe. Depois disso, o Windows deve parar de reclamar.

Caso não saiba como configurar sua BIOS, você poderá baixar essa atualização da Microsoft que conserta o problema para você.

No fim das contas...

O Windows 8.1 traz novos recursos e funcionalidades que não são visíveis pelo usuário, estão por trás das cortinas. Talvez seja por isso, por ter que mexer tão fundo no sistema operacional, que esses (e outros) problemas estejam afetando a experiência dos usuários. Os que já fizeram a atualização para a nova versão e os que pretendem fazê-la em breve devem estar preparados para migrar de volta para o Windows 8 a qualquer momento.

Se pudéssemos aconselhá-los sobre o assunto, diríamos para aguardar um pouco mais até que as coisas estabilizem e mais drivers sejam disponibilizados pelas fabricantes de dispositivos e periféricos. Ainda temos a esperança que, em breve, possamos desfrutar de todas as novidades do Windows 8.1 sem tantos problemas.

E você? Tem enfrentado algum problema com o Windows 8.1? Conte-nos sua experiência nos comentários abaixo!

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.