Como sincronizar as notificações do Android com o Windows 10

Por Sérgio Oliveira

A Atualização de Aniversário do Windows 10 já está aí há algum tempo e trouxe diversas novidades para o sistema operacional. E uma das adições mais interessantes foi a integração com dispositivos Android, sendo capaz de exibir as notificações dos aparelhos no monitor do usuário.

Embora haja algumas soluções de terceiros para fazer isso, a alternativa da Microsoft é atraente por não exigir praticamente nenhum ajuste, bastando usar a Cortana. Sendo assim, confira no passo a passo abaixo como sincronizar as notificações do seu Android com o Windows 10 usando a Cortana.

  • Atenção: antes de prosseguir, certifique-se de que seu Windows 10 está atualizado e rodando a Atualização de Aniversário. Do contrário, essa integração do Android com o computador não funcionará.

Passo 1

A sincronização de notificações entre as plataformas funciona graças à Cortana, a assistente pessoal da Microsoft. Portanto, antes de tudo, é necessário que você a tenha instalada no seu dispositivo Android.

Siga até a Google Play Store, faça o download e instale a Cortana no seu aparelho. Feito isso, conceda as permissões de localização e mídia exigidas pelo app.

Após instalar a Cortana no seu Android, você terá de conceder alguns acessos ao app e fazer login com a mesma conta Microsoft que usa para se autenticar no Windows 10

Após instalar a Cortana no seu Android, você terá de conceder alguns acessos ao app e fazer login com a mesma conta Microsoft que usa para se autenticar no Windows 10 (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Finalmente, faça seu login com as mesmas credenciais usadas para se autenticar no seu PC com Windows 10. É através desta conta que os sistemas "conversarão" entre si.

Passo 2

Agora que você tem a Cortana instalada no seu Android, acesse o menu tocando nas três linhas no canto superior esquerdo da tela. Na sequência, toque em "Settings".

Acesse as configurações da Cortana tocando no menu hambúrguer e logo depois em Settings

Acesse as configurações da Cortana tocando no menu hambúrguer e logo depois em Settings (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Na tela que é exibida, perceba que há a opção "Sincronizar notificações". Toque sobre ela.

Uma série de opções surgirão neste momento e a maioria delas já vem pré-ativadas. Analise quais são interessantes para você e perceba que a última, "App notifications sync", está desabilitada. Mantê-la desta forma impedirá que alertas sobre novas mensagens no Telegram, Messenger e outros apps sejam exibidos no Windows 10; portanto, se você quer recebê-los, ative a chave.

Nas opções de sincronização, você poderá determinar que tipo de alertas serão exibidos também no Windows 10. Ative a última opção para que apps de terceiros também façam parte das notificações

Nas opções de sincronização, você poderá determinar que tipos de alertas serão exibidos também no Windows 10. Ative a última opção para que apps de terceiros também façam parte das notificações (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Passo 3

Ao ativar a opção, a Cortana avisará que precisa de acesso às notificações do seu Android para poder visualizar e interagir com os alertas gerados por apps de terceiros. Diante disso, toque na opção "Got it" para ser levado à seção de "Acesso a Notificações".

É preciso liberar o acesso da Cortana às notificações de apps terceiros

É preciso liberar o acesso da Cortana às notificações de apps terceiros (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Permite que a assistente pessoal acesse os alertas ativando a chave dela na lista. Um aviso pode pipocar na tela do aparelho neste momento para alertá-lo da ação. Confirme que está ciente da operação tocando em "Permitir".

Conceda o acesso às notificações à assistente tocando em Permitir

Conceda o acesso às notificações à assistente tocando em Permitir (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Passo 4

De volta ao app da Microsoft, você verá que uma nova opção apareceu na lista: "Choose which apps sync". Toque sobre ela para ser apresentado a uma lista com todos os apps instalados no seu dispositivo. Aqui, você poderá determinar quais terão suas notificações exibidas também no PC com Windows 10.

Retornando à Cortana, perceba que agora você pode definir quais aplicativos terão suas notificações sincronizadas com seu PC com Windows 10

Retornando à Cortana, perceba que agora você pode definir quais aplicativos terão suas notificações sincronizadas com seu PC com Windows 10 (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Depois de selecionar seus aplicativos, está tudo pronto. A partir deste momento as notificações do seu Android também aparecerão no seu PC na forma de popups no canto inferior direito da tela. Elas também ficarão listadas na Central de Ações do sistema.

Feito isso, as notificações aparecerão na parte inferior direita da tela do seu computador

Feito isso, as notificações aparecerão na parte inferior direita da tela do seu computador (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

No caso de alguns aplicativos, você poderá interagir com o conteúdo recebido diretamente do popup, como no caso de mensagens recebidas pelo Messenger e outros mensageiros instantâneos. Contudo, a funcionalidade ainda está um tanto capenga - o que é perfeitamente normal, já que se trata de uma funcionalidade ainda em fase Beta.

Dito isso, no momento é bom confiar nessa sincronização apenas para ficar ciente do que anda chegando ao seu dispositivo Android. Caso necessite responder a alguma mensagem importante ou urgente, o ideal ainda é pegar o smartphone para fazer isso, já que o sistema ainda não está 100%.

E aí, o que achou dessa novidade do Windows 10? Ela é útil para você? Teve alguma dificuldade para fazê-la funcionar? Deixe suas impressões na caixa de comentários aqui embaixo.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.