Como restaurar o sistema no Windows 7

Por Daniel Netto

Para quem não conhece, a Restauração do Sistema é um recurso presente no Windows que permite restaurar o estado de arquivos de sistema e configurações para momentos anteriores pré-determinados, chamados de Pontos de Restauração.

Geralmente, os Pontos de Restauração são criados automaticamente pelo Windows em intervalos regulares de uma semana e também antes de operações críticas, como instalações de drivers e programas.

Os Pontos de Restauração ficam salvos até que o espaço reservado para a Restauração do Sistema se esgote. Quando isso acontece, os Pontos de Restauração mais antigos são excluídos automaticamente para dar lugar aos mais recentes.

Além de ser um recurso nativo do Windows e muito simples de utilizar, a grande vantagem da Restauração do Sistema é que ela é capaz de restaurar o estado do Windows e suas configurações, sem afetar os arquivos pessoais do usuário. Ou seja, você pode voltar o Windows para um estado de mais de um mês atrás e continuar com seus arquivos que acabaram de ser criados.

De qualquer forma, como cuidado nunca é demais, antes de realizar operações de restauração, sempre faça uma cópia de segurança (backup) dos seus arquivos.

Criando um Ponto de Restauração

Como já dissemos, Pontos de Restauração são criados automaticamente antes de eventos importantes. No entanto, eles também podem ser criados manualmente pelo usuário, sempre que ele quiser.

Criar um Ponto de Restauração é uma tarefa bastante simples. No Painel de Controle, acesse "Sistema e Segurança > Sistema". No painel direito, clique na opção "Configurações avançadas do sistema" e, na nova janela, clique na aba "Proteção do Sistema".

Ponto de Restauração Windows 7

Esta mesma janela pode ser acessada mais facilmente digitando "criar ponto", sem as aspas, no campo de busca do menu Iniciar.

Criar Ponto de Restauração Windows 7

Agora, basta clicar no botão "Criar..." e digitar um nome para o Ponto de Restauração. Certifique-se de que o nome seja bem intuitivo e indique com clareza o estado do Windows.

Nomear Ponto de Restauração Windows 7

Restauração

O processo de restauração também é muito simples. Seguindo os mesmos passos do procedimento anterior, abra novamente a janela "Propriedades do Sistema", mas desta vez, clique em "Restauração do Sistema...".

Restauração do Sistema Windows 7

Na próxima tela, caso o Ponto de Restauração recomendado já seja o suficiente, clique em "Avançar". Caso contrário, selecione a opção "Escolher um outro ponto de restauração" e então, avance para a próxima tela.

Escolha Ponto de Restauração Windows 7

Agora, escolha um Ponto de Restauração entre os listados e clique em "Avançar".

Lista Pontos de Reauração Windows 7

Na próxima tela, aproveite para conferir se você selecionou o Ponto de Restauração correto, salve seus arquivos e se tudo estiver OK, clique em "Concluir".

Confirmação Restauração do Sistema Windows 7

O processo de restauração pode demorar vários minutos. Para evitar problemas, não desligue o computador até que a restauração termine.

Se a restauração não resolver o problema ou, por algum motivo, o leitor tenha selecionado o Ponto de Restauração incorreto, saiba que o processo é reversível, pois antes de toda restauração é criado um novo ponto automaticamente.

O processo de reversão é idêntico ao de uma restauração normal. A diferença é que na lista de seleção com os Pontos de Restauração, o leitor deve selecionar o ponto do tipo "Desfazer".

Desfazer Restauração do Sistema Windows 7
Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.