Como parar as notificações da Microsoft para atualizar seu PC com Windows 10

photo_camera Divulgação

Faz pouco menos de um ano que a Microsoft lançou mundialmente o Windows 10. Bem recebido pelos usuários, o sistema operacional apresenta recursos que prometem universalizar os serviços da empresa sem abandonar as melhores funcionalidades das últimas versões da plataforma.

O software pode ser baixado gratuitamente por donos de licenças oficiais do Windows 7 e 8.1, mas sua instalação não é obrigatória. Pelo menos por enquanto: desde que chegou ao mercado, em julho de 2015, a companhia tem emitido alertas sobre o download - você certamente deve ter notado um ícone ao lado do relógio, no canto direito inferior da barra de tarefas.

Chegará a hora que todos os usuários dessas versões terão de baixar o novo Windows. No entanto, por algum motivo, você talvez não queira instalá-lo agora em sua máquina e muitas das notificações sobre o upgrade podem incomodar. Por isso, veja abaixo nossa dica de como desativar esses lembretes de atualização.

Passo 1

Primeiro, vamos desativar os alertas no Windows Update. Pressione as teclas "Windows + R" para abrir o "Executar". Em seguida, digite o comando gpedit.msc.

Windows

Na janela que se abriu, procure no menu lateral esquerdo a opção "Configuração do Computador", depois vá em "Modelos Administrativos" > "Componentes do Windows" > "Windows Update". Já no menu à direita, dê um clique duplo em "Desativar a atualização para a versão mais recente do Windows por meio do Windows Update". Ao final, marque a opção "Habilitado" e pressione "OK".

Windows

Passo 2

Agora vamos desativar as notificações de atualização. Abra novamente o "Executar" pressionando "Windows + R" e digite o comando regedit.

Windows

No menu lateral à esquerda, acesse a pasta "HKEY_LOCAL_MMACHINE" e depois siga até "Software" > "Policies" > "Microsoft" > "Windows". Clique com o botão direito do mouse sobre a pasta "Windows" e na sequência siga até "Novo" > "Chave".

Windows

Na nova janela, digite Gwx para nomear a chave. Dentro dela, clique com o botão direito do mouse, depois em "Novo" e por fim em "Valor DWORD (32 bits)".

Windows

O novo valor criado deve ficar com o nome DisableGwx. Feito isso, dê um clique duplo sobre o item DisableGwx, digite o valor "1" em "Dados do valor" e pressione OK.

Windows

Para concluir esse processo, reinicie o computador. Pronto, agora você deixará de receber notificações para atualizar seu sistema para o Windows 10.

Vale a pena adiar a atualização?

Não instalar o Windows 10 em sua máquina é opcional, mas é preciso fazer algumas ressalvas. A mais importante é que, até o dia 29 de julho de 2016, a plataforma poderá ser baixada gratuitamente em computadores com Windows 7 ou Windows 8.1. Após essa data, mesmo quem tem essas versões terá de pagar por uma licença do Windows 10. Logo, por mais acostumado que você esteja a versões mais antigas, é mais vantajoso baixar o novo software agora que ele é gratuito.

Também vale lembrar que, caso você já tenha baixado o Windows 10 e prefere voltar ao seu sistema operacional antigo, ainda é possível desfazer a atualização, mas só se ela foi feita há menos de um mês. Neste caso, você pode acessar as opções "Configurações" > "Atualização e segurança" > "Recuperação" para retornar à versão anterior. Se mesmo assim você não conseguir desfazer a atualização e restaurar as configurações de fábrica, você pode usar a mídia de instalação e uma chave de produto (Product Key) para instalar uma versão anterior do Windows.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.