Como iniciar o Windows 8 em modo de segurança

Por Redação

A Microsoft permite que o Windows seja acessado no modo de segurança se o usuário simplesmente pressionar a tecla F8 durante a inicialização do sistema operacional. Este atalho esteve disponível até o Windows 7 e, a partir do Windows 8.1, a combinação de teclas para acessar o modo de segurança passou a ser "Shift + F8".

Entretanto, existe uma outra maneira de acessar o Windows em modo de segurança sem utilizar os atalhos mencionados no processo de boot do sistema. Por uma simples configuração no Windows 8, vamos habilitar um menu que aparecerá sempre que o Windows for iniciado. Com este menu, você poderá escolher se deseja iniciar o sistema normalmente ou em modo de segurança.

Passo 1: no menu de buscas do Windows 8, digite "CMD". Quando o ícone do prompt de comando aparecer, clique com o botão direito do mouse e escolha a opção "Executar como administrador". Em seguida, dê permissão para que o programa seja executado.

Passo 2: no prompt de comando, digite o bcdedit /enum /v e clique em "Enter".

Passo 3: várias informações sobre o sistema serão exibidas. Em "Carregador de inicialização do Windows", procure por "Identificador". Em seguida, insira o comando: bcdedit /copy {identificador} /d "Win8 (Modo de seg)", substituindo o nome "identificador", pelo código do Identificador. Para finalizar clique em "Enter".

Passo 4: se a cópia foi feita corretamente, você receberá uma confirmação, destacada em verde na imagem acima. O próximo passo é configurar o menu que será exibido. Para isso, abra a janela de execução do Windows a partir do atalho "Windows + R". Digite na caixa de texto msconfig.exe e clique em "OK".

Passo 5: a tela de configurações do sistema será exibida. Na aba "inicialização do sistema", selecione a opção "Win8 (Modo de seg)", depois marque para a inicialização ser segura e torne permanente todas as configurações de inicialização. Para encerrar, clique em "Aplicar", depois clique em "OK" e reinicie o Windows.

Pronto! Se todo o processo de configuração foi feito corretamente, após o Windows 8 ser reiniciado, um menu será exibido antes da tela de login. Por meio deste menu, você poderá escolher entre iniciar o Windows normalmente ou pelo modo de segurança. Se nenhuma opção for selecionada em 30 segundos, o Windows 8 será iniciado normalmente.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.