Como fazer para o Windows 8.1 iniciar direto na área de trabalho?

Por Rafael Gazzarrini

O Windows 8 e 8.1 representaram uma verdadeira evolução na forma como a Microsoft faz seus mais conhecido produto. Apesar da inovação, os sistemas acabaram não sendo tão bem aceitos quanto os seus antecessores. O motivo para que isso tenha acontecido é bem simples: as novidades desenvolvidas em Redmond acabaram gerando uma utilização diferente, truncada e até mesmo confusa para grande parte dos seus novos adeptos.

Um dos motivos que causam receio nas pessoas antes de experimentarem o sistema é a Tela Iniciar – aquela em que as pastilhas ficam organizadas, mostrando diversos recursos e programas. Por conta desse detalhe, muitos usuários confundiam a Área de Trabalho com a nova tela e não sabiam como proceder ao ligar o computador ou ao abrir um aplicativo, por exemplo.

No entanto, a Microsoft desenvolveu um recurso nativo para o Windows 8.1 que permite o usuário definir se deseja ir diretamente para a Área de Trabalho ou permanecer na Tela Iniciar do software. Dessa maneira, quando um programa é fechado ou o seu computador é iniciado, a máquina vai ser direcionada automaticamente para a Área de Trabalho, dispensando a utilizado da Tela Iniciar sempre que possível - mas é lógico que você pode acessá-la quando for necessário.

Com isso, você não vai precisar mais ficar clicando na tile da Área de Trabalho ou no Botão Windows para ficar trocando de tela, adicionando praticidade na sua utilização.

Definindo as suas prioridades

Em primeiro lugar, o que você deve fazer é abrir a sua Charm Bar e pesquisar pelo termo “Barra de Tarefas e Navegação”. Assim que essa divisão de sistema aparecer, basta clicar nele.

desktop vs iniciar

Na nova janela que abrir, clique na aba “Navegação”. Em seguida, entre as opções de utilização que forem listadas, procure pela alternativa “Quando eu entrar ou fechar todos os aplicativos em uma tela, ir para a área de trabalho em vez de iniciar” e marque-a como válida.

desktop vs iniciar

Depois disso, confirme a operação e reinicie o seu computador para conferir que a operação surtiu efeito e está direcionando você para a Área de Trabalho automaticamente. Aproveite!

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.