Como capturar a imagem de sua tela no Windows

Por Redação

Capturar a imagem que aparece na tela do seu computador é, muitas vezes, a maneira mais fácil de explicar a alguém algo que esta aparecendo para você, seja para ajudar em um suporte técnico, para enviar um e-mail ou mesmo para mandar a imagem a um amigo.

Para quem usa o Windows, existem duas maneiras de conseguir o feito: uma delas é usando um utilitário que pode fazer isso para você; a outra é usando os próprios atalhos e recursos do sistema. Esta segunda opção é bem mais simples do que se imagina! Acompanhe o passo a passo.

Passo 1

Localize em sem teclado o botão “Print Screen”, ele pode estar também abreviado como “Prt Sc”. Normalmente, ele fica no canto superior direito do teclado. Após localizar, abra em seu computador a tela que deseja capturar. Agora aperte a tecla “PrintScreen”.

windows screenshot

Passo 2

Agora é hora de colar essa captura em um editor de imagens, que pode ser o mais básico deles e que está em quase todos os computadores com Windows, o bom e velho “Paint”. Para localizá-lo, pressione a tecla com logotipo do Windows, ou clique no menu iniciar e vá em “Acessórios” para encontrar o "Paint".

windows screenshot passo 2

Passo 3

Depois de abrir o "Paint", você irá colar a tela que capturou. Uma das formas é pelo teclado, pressionando Crtl+V, assim, a imagem irá aparecer no editor. Outra maneira é localizando no programa a opção “Colar”.

windows screenshot passo 3

Passo 4

Se for necessário, faça as alterações que lhe convêm, como cortar uma parte da imagem, por exemplo. O último passo é salvar sua imagem. Para isso, basta clicar no canto superior esquerdo da janela, buscar por “Salvar Como” e definir o formato em que a imagem vai ser salva. Para a maioria dos casos pode ser usada a opção “JPEG”. Depois, é só definir o nome do arquivo e em qual pasta ele será salvo.

windows screenshot passo 4
Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.