Atualização facilita instalação do Windows 10 em sistemas antigos

Por Redação | 07 de Abril de 2015 às 13h20
photo_camera Divulgação

Parece que migrar de sua versão antiga para o Windows 10 será mais fácil do que o imaginado. Em uma das mais recentes atualizações das versões 7 e 8.1 de seu sistema operacional, a Microsoft incluiu o que deve ser, basicamente, um instalador do novo produto, que deve facilitar a vida daqueles que querem aproveitar a mudança gratuita que será oferecida por ela no lançamento. O update não é mandatório e só é instalado caso o usuário deseje fazer isso.

Na verdade, a coisa toda acontece de forma silenciosa, e a existência de um suposto instalador só foi descoberta após uma análise dos arquivos baixados. A atualização em questão é a KB3035583, que não é baixada automaticamente, e exige que o usuário a selecione de forma discriminada. A descrição oficial afirma que ela traz novas funções de notificação para futuras atualizações do sistema operacional.

Leve, tudo o que ela faz é adicionar uma nova pasta à System32, onde ficam os arquivos do sistema. Dentro dela, estão nove arquivos, sendo que um deles, o GWXUXWorker.exe, serve como um redirecionamento para um endereço dentro do site da própria Microsoft. A descrição do arquivo é “Download Windows 10”. Ou seja, a soma de 2 com 2 levou à conclusão de que temos aqui um instalador da nova versão, cuja futura URL será obtida pelo executável.

Chamou atenção também o fato de que a atualização está disponível até mesmo para usuários de versões piratas do sistema operacional, que normalmente não recebem as novidades. É mais uma forma de a Microsoft mostrar que o benefício da atualização estará disponível até mesmo para estes, colocando quase que um fim em uma guerra de anos que envolve cracks e diversas outras maneiras de burlar o sistema de verificação automática da plataforma.

O Windows 10 tem lançamento marcado para o começo do segundo semestre de 2015. Todos os usuários das versões 7 e 8.1 terão acesso gratuito ao novo sistema operacional.

Fonte: TechRadar

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.