Atualização do Windows 10 fará Cortana ser mais presente

Por Redação | 10 de Dezembro de 2015 às 18h14

Uma nova atualização para o Windows 10, que estaria em desenvolvimento nos escritórios da Microsoft, tem como objetivo fazer com que a Cortana se torne muito mais presente no sistema operacional. De forma que ela efetivamente faça jus à definição de “assistente virtual”, o conceito é que o sistema apareça “flutuando” sobre páginas acessadas e documentos abertos, facilitando o trabalho e dando informações de contexto.

A ideia mais rápida que virá na cabeça dos veteranos é o Clippy, o clipe animado que aparecia no antigo pacote Office. De acordo com as informações não confirmadas, a proposta da Microsoft seria entregar um sistema que não apenas seja capaz de realizar buscas instantâneas, sem que seja preciso abrir o navegador, por exemplo, mas também que controle todas as funções do Windows 10.

Ao digitar um documento importante, por exemplo, é possível pedir que a Cortana silencie todas as notificações do sistema, ou então, durante um dia de trabalho, solicitar que ela a lembre de enviar um email para um contato em um determinado horário. A abertura e fechamento de aplicativos e sites também poderiam ser feitas por meio dela, tanto por gestos quanto por voz ou texto.

Uma integração completa com o Office 365 também estaria sendo planejada, de forma que a Cortana possa fazer a interface entre diversos sistemas com Windows 10, o que inclui também tablets e smartphones. Assim, por exemplo, ela seria capaz de entender exatamente quem está trabalhando em quais tarefas e indicar para uns e outros quando um colega começou a trabalhar ou necessita de ajuda.

O projeto, que estaria correndo sob o codinome Redstone, ainda não tem data de lançamento e nem mesmo previsão para passar por testes externos, o que indica um desenvolvimento ainda em seus estágios iniciais. Se real, é possível que a Cortana ganhe tais funcionalidades apenas em meados do ano que vem. Por enquanto, a Microsoft ainda não confirmou a existência da novidade.

Fonte: The Verge

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.