Publicidade

Atualização do Windows 10 está fazendo a CPU de muitos computadores fritar

Por| 04 de Setembro de 2019 às 11h15

Link copiado!

Atualização do Windows 10 está fazendo a CPU de muitos computadores fritar
Atualização do Windows 10 está fazendo a CPU de muitos computadores fritar

Uma atualização recente do Windows 10 está causando um bocado de dor de cabeça para os usuários, que começam a ver, de repente, suas máquinas apresentando problemas de desempenho. Segundo os relatos do site Windows Latest, o update KB4512941, lançado nesta semana e que leva o sistema operacional à Build 18362.329, estaria gerando uma utilização muito maior do processador.

O problema estaria na assistente Cortana, mas, mais especificamente, em um processo de pesquisa no sistema chamado SearchUI. Em uma rápida olhada no gerenciador de tarefas, os especialistas foram capazes de notar o uso constante de até 40% do poder de processamento do computador apenas por esse recurso, bem como a ocupação de até 200 MB de memória. O resultado, claro, é um PC mais lento e com dificuldades para rodar jogos e aplicações mais pesadas.

Esse aumento no uso de recursos do sistema, entretanto, não resultou em pesquisas mais rápidas do Windows 10, com o tempo necessário para a exibição de resultados permanecendo o mesmo que nos sistemas sem a atualização. Seria, então, uma demonstração de que existem problemas com o update e, pior ainda, uma falha que já havia sido reportada à Microsoft pelos participantes do programa Insider, que recebem as novas versões antes de todo mundo para testes, na tentativa de evitar situações como essa.

Entre as soluções trazidas pelo update KB4512941 estão correções de segurança relacionadas a sistemas de acesso remoto e ao Windows Sandbox, bem como outros bugs que poderiam aparecer durante a utilização do sistema operacional. A atualização está disponível para todos os usuários da plataforma e é de instalação recomendada para tornar os PCs mais seguros.

Continua após a publicidade

Por outro lado, a Microsoft ainda não reconheceu o incremento no processamento nem disse se uma nova atualização para corrigir essa falha está em andamento. Até lá, um caminho possível para os usuários afetados é desinstalar o update, o que pode ser feito pelas configurações do Windows 10, na opção “Atualização e Segurança”. Basta clicar no menu “Exibir histórico de atualização” e, depois, em “Desinstalar atualizações”, encontrando o update KB4512941 e finalizando o processo.

Quem preferir continuar com os incrementos de segurança trazidos pela atualização também pode alterar entradas de registro do sistema operacional para mitigar o problema. Basta deletar as entradas abaixo, mas fique atento, pois alterações desse tipo podem causar problemas inesperados no computador. Na dúvida, é melhor não realizar o procedimento e desinstalar a atualização ou esperar a liberação de uma solução por parte da Microsoft.

  • ComputerHKEY_CURRENT_USERSoftwareMicrosoftWindowsCurrentVersionSearch
  • Reg Name: BingSearchEnabled
  • Reg Value: 0

Fonte: Windows Latest