Aprenda a personalizar o Windows 10 e deixá-lo a sua cara

Por Redação

Conforme os anos passaram o Windows se tornou muito mais polido e bonito, isto é fato, a questão é que as coisas nem sempre são perfeitas e sempre há uma característica ou outra que desejamos mudar no SO. Para te ajudar na façanha de deixar o Windows com a sua cara, acompanhe este tutorial completo e aprenda como mudar vários elementos na sua máquina.

É válido lembrar antes que embora não prejudiquem o funcionamento do seu PC, essas alterações modificam também camadas internas e específicas do sistema e que por isso você deve seguir as instruções abaixo com cautela e atenção, só assim será possível assegurar que nada dê errado. Se você estiver ciente de tudo isso e com uma versão do Windows 10 pronta para ser repaginada, é só conferir os passos listados abaixo e mãos à obra:

Como mudar os sons de Logon e Logoff do Windows

Dicas Windows 10

(Imagem/Reprod. Canaltech)

O primeiro sinal de vida que o seu computador dá ao ligar é, muito provavelmente, o som de Logon do Windows. Se queremos tornar o seu PC uma completa experiência pessoal exclusivamente sua, é claro que devemos inserir também o som que você desejar. Além disso, mudar o som de Logon padrão é uma tarefa bastante simples, e embora o Windows 10 venha com essa customização desabilitada, é possível alterar isto com os seguintes passos:

  • Pressione a tecla do Windows e o botão R ao mesmo tempo para abrir o sistema de pesquisas do Windows, ou simplesmente realize uma pesquisa na barra dedicada em seu menu iniciar. Após fazer isto, digite "regedit", este comando abrirá o editor de registros do SO;
  • Dentro do registro, procure o nome indicado logo abaixo. Você pode fazer isso navegando pelas pastas também indicadas:

HKEY_CURRENT_USER/AppsEvents/EventLabels/WindowsLogon

Dentro desta pasta você deve clicar em ExcludeFromCPL e determinar seu valor para 0. Faça o mesmo no arquivo equivalente da pasta WindowsLogoff. Com estas alterações feitas, continue:

  • Pressione o botão direito do mouse em uma área livre de sua área de trabalho e selecione Personalizar;
  • Na tela de Personalização, vá para o menu de Temas, em seguida clique em Configurações Avançadas de Som;
  • Na janela onde aparecem vários elementos sonoros do sistema, há a opção de Logon e Logoff do Windows, você deve selecioná-las e após clicar no botão Procurar que está logo abaixo, deve selecionar o arquivo de som que quer definir como padrão.

Feito isto para as opções de Logon e Logoff, é só reiniciar a máquina para verificar se os sons ficaram da forma como você gostaria, ainda recomendamos que para estas opções você selecione sons curtos e no formato .wav, que é amplamente suportado pelo sistema. Vale lembrar que o arquivo selecionado não pode ser excluído ou movido, portanto é bom usar uma cópia do seu som favorito que esteja salva num local fixo do seu HD. Uma sugestão é criar uma pasta dedicada a isso nos seus documentos, e é claro, lembrar de mantê-la intacta.

Como mudar a cor de destaque nas Tiles e outros elementos do Windows

Dicas Windows 10

(Imagem/Reprod. Canaltech)

Esta é a alteração mais simples que você pode fazer no visual do novo Windows 10 em termos de dificuldade. Embora ela mude bastante como o sistema se apresentará em diferentes situações, como pastas e ícones do menu iniciar, tudo o que você precisa fazer para definir uma nova cor é:

  • Acessar o menu de Personalização pressionando o botão direito do mouse em uma parte livre da sua área de trabalho;
  • Seguir para o menu de Cores

Nesta tela, além de conseguir selecionar seu tom preferido para elementos do SO, em interruptores logo abaixo da paleta de cores possível definir também se você quer que essa mesma cor preenchendo a barra e o fundo do menu iniciar no Windows. Você também pode definir se quer ou não alguma transparência nesses elementos.

Definindo uma imagem nas telas de bloqueio e logon do sistema

Dicas Windows 10

(Imagem/Reprod. Canaltech)

No Windows 10, assim como no Windows 8 e 8.1, a tela de bloqueio vem em duas fases. A primeira é uma imagem do sistema com elementos como relógio ou um contador de notificações, enquanto a segunda é de fato a tela de bloqueio, onde você seleciona o usuário a ser logado e insere a senha para acessar o computador. Para alterar a imagem padrão do Windows na primeira tela de bloqueio e para alterar a foto de usuário na segunda tela de proteção, siga as indicações:

  • Entre novamente no menu de personalização que vimos anteriormente, mas agora siga para a opção Tela de Bloqueio;
  • Logo abaixo da visualização, você pode definir se quer os Destaques do Windows (uma seleção de imagens aleatórias baixadas dos servidores da Microsoft), ou uma Imagem fixa como tela de proteção. Também há a opção Apresentação de Slides onde você define uma pasta com as fotos a serem exibidas nessa tela.

No rodapé deste menu também há um interruptor com o qual você pode definir se quer ou não que esta tela seja exibida. Para definir uma imagem de usuário a ser mostrada no centro da tela de logon, a segunda tela de bloqueio que citamos, faça o seguinte:

  • Abra as configurações do Windows. Você pode fazer isso pressionando a tecla do Windows e a tecla I ao mesmo tempo, ou pode ir no menu iniciar e clicar na opção de mesmo nome.
  • Dentro das configurações, clique na opção Contas;
  • Assim que abrir esta opção, você verá uma demonstração da imagem de usuário já definida e acompanhando ela verá um botão de procurar, clique nele e navegue por suas pastas pessoais até encontrar a imagem que deseja definir como padrão.

Como organizar seu Menu Iniciar

Dicas Windows 10

(Imagem/Reprod. Canaltech)

Assim que você compra um computador com o Windows 10 instalado de fábrica, ou até mesmo depois de realizar uma instalação limpa do sistema, é provável que você também note uma série de softwares que nunca lhe tiveram utilidade alguma. Pois saiba que removê-los pode deixar o menu iniciar muito mais confortável e usável, além de livrar sua máquina de um peso que ela não precisa carregar. Para remover programas desnecessários do Menu Iniciar os procedimentos necessários são:

  • Abra o Menu Iniciar e tente se lembrar daqueles atalhos aqueles que você nunca usou, ou que não fazem diferença para você;
  • Para removê-los, você deve clicar com o botão direito sob o atalho do software em questão e selecionar a opção Desafixar do Início.

Faça isso com todos os softwares que desejar remover de seu Menu Iniciar. Note que em algum deles haverá a opção "Desinstalar", você pode seguir com ela também, se quiser. Este botão não aparece em todos casos porque muitos desses atalhos são programas internos do Windows e esses geralmente não podem ser removidos.

Remova ou altere atalhos do Windows na sua Área de Trabalho

Dicas Windows 10

(Imagem/Reprod. Canaltech)

Com alguns poucos cliques você pode definir quais atalhos do Windows quer que sejam mantidos ou removidos de sua área de trabalho. Muitas vezes você quer que a Área de Trabalho seja uma tela totalmente livre de aplicações e o atalho da lixeira simplesmente não pode ser removido como um atalho comum. Pois bem, você pode configurá-los com maior domínio com os seguintes passos:

  • Acesse a tela de personalização que já citamos e siga para a opção de Temas, como já demonstramos acima;
  • Já na tela de Temas, clique em Configurações de Ícones da Área de Trabalho;

Na janela aberta você pode definir o que quer e o que não quer presentes na sua Área de Trabalho. Você ainda pode ir um pouco mais longe e alterar a aparência dos ícones mostrados na tela. Para isso, selecione o ícone que deseja modificar e vá para o botão "Alterar Ícone". Na janela que se abre em seguida você pode selecionar o novo visual para o atalho em questão, ao terminar esta parte você deve clicar em OK e aplicar suas configurações.

Familiarize-se com comandos mais úteis no seu teclado

Dicas Windows 10

(Imagem/Reprod. Canaltech)

Teclas de atalho são muito úteis para uma navegação rápida e eficiente, portanto se a sua intenção é se tornar mais íntimo do sistema e tirar mais proveito dele, não há nada melhor que aprender os comandos mais úteis. Confira a lista abaixo

  • Tecla do Windows + TAB

Com esse conjunto você tem acesso a uma visão geral de todos os softwares abertos no sistema, além disso, na tela de visão geral você pode criar uma área de trabalho nova que funcionará de forma independente à anterior. Assim é possível manter um ambiente com programas ligados ao seu trabalho sem que tenha de misturar os softwares dele com os que você usa para entretenimento, por exemplo. Bacana né?

  • Tecla do Windows + Ctrl + Setas de navegação

Se você tiver criado uma segunda área de trabalho como ensinamos acima, com esse conjunto de teclas será possível alternar entre elas de maneira rápida também.

  • ALT + TAB

Essa é uma combinação que transcende quase todas as versões do Windows. Com ela você pode alternar de forma ainda mais rápida entre os programas abertos, segure a tecla ALT e alterne com o TAB. Esta é uma ótima opção quando se trabalha em dois softwares distintos tendo de trocar entre eles muitas vezes.

  • F11

Na maioria dos navegadores o botão F11 aciona o modo tela cheia, escondendo as abas e a barra de tarefas do Windows. Isso permite que você visualize melhor os conteúdos de um site ou que não tenha de recortar esses elementos caso queira realizar uma captura de tela, por exemplo. Para sair do modo tela cheia é preciso pressionar ESC ou F11 novamente, e voilá.

  • Tecla do Windows + Print Screen (ou Screen Shot)

Muitos não conhecem esse método de capturar a tela, e por incrível que pareça ele pode te salvar preciosos segundos na hora de realizar esta tarefa. As capturas feitas por este método são salvas automaticamente na pasta de imagens da Biblioteca do Windows, livrando você de ter que colá-las em algum lugar para daí então salvá-las finalmente.

Customizações, mais e mais customizações!

Sem sombra de dúvidas o Windows é um dos sistemas operacionais mais usados no mundo todo e assim como seus antecessores, o Windows 10 permite que você utilize dos milhares de programas compatíveis com ele para incrementar sua experiência. Você pode conferir um outro tutorial já publicado aqui no Canaltech sobre algumas ferramentas de terceiros que podem melhorar a usabilidade do sistema para você.

Via: Make Use Of

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.