Como carregar um dispositivo via USB mesmo enquanto o PC está hibernando

Por Dimitri Pereira

Uma das funções da porta USB é que, a partir dela, você também pode carregar as baterias de aparelhos periféricos. Isso todo mundo sabe, mas esse recurso só funciona enquanto o PC ainda está ativo. Ao hibernar, ele perde essa capacidade. Porém, você pode configurá-lo no modo hibernação para permitir que seus gadgets sejam carregados durante a noite, sem consumir muita energia. O procedimento é feito em PCs Windows nas portas USB 3.0.

Aprenda então como configurar esse ajuste e permitir que você carregue dispositivos enquanto o seu computador "dorme".

Passo 1. No Windows 10, acesse o "Gerenciador de Dispositivos" - você faz isso clicando com o botão direito do mouse sobre o botão "Iniciar" e selecionando-o em seguida. Se você usar uma versão mais antiga do Windows, vá em Painel de controle > Sistema e Segurança > Gerenciador de Dispositivos.

pc hibernação

Passo 2. Na janela que se abre, procure na lista por "Controladores USB (barramento serial universal)" e clique na seta no começo em frente ao nome.

pc hibernação

Passo 3. Depois disso, uma subcategoria irá aparecer apresentando novos itens. Ache os itens "USB Root Hub" e "USB Root Hub (xHCI)". Estes são os componentes necessários para controlar as suas portas USB 3.0.

pc hibernação

Passo 4. Clique com o botão direito em um desses itens e depois vá em "Propriedades". Na nova janela que irá se abrir, clique na aba "Gerenciamento de energia".

Passo 5. Na aba de "Gerenciamento de energia", desmarque a opção "O computador pode desligar o dispositivo para economizar energia" e clique em "OK".

pc hibernação

Pronto! Você deve fazer isso nas outras portas USB 3.0 para que todas fiquem configuradas desse modo. A partir de então, você pode colocar seus dispositivos para carregar através das portas USB e mesmo que o computador hiberne, eles serão carregados.