Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

A atualização de aniversário do Windows 10 chegou! Confira as novidades

Por| 03 de Agosto de 2016 às 09h47

Link copiado!

Divulgação
Divulgação

Depois de muitos meses de testes e promessas, a atualização de aniversário do Windows 10 finalmente começou a chegar para os usuários nesta terça-feira (02). Com o update, a Microsoft espera preencher as lacunas deixadas pelo sistema, desde o seu lançamento oficial em 2015, com a ajuda das sugestões de entusiastas e testadores do programa Windows Insider.

Como reportamos há algumas semanas aqui, a atualização ocorrerá de forma gradativa e por isso não apresenta de uma só vez todos os recursos que a empresa pretende incluir no sistema. Embora não seja definitivo, o primeiro grande update do Windows 10 trouxe uma série de recursos que eram aguardados há algum tempo pelos usuários do sistema. Caso você ainda não tenha acesso à atualização, ou queira saber como tudo ficou antes de instalar a nova versão, fique à vontade para conferir a nossa lista com as principais novidades do "novo" Windows 10.

Cortana em português

Continua após a publicidade

Para acessar a assistente basta dizer "Ei Cortana" após ter ativado o recurso em suas configurações (Foto: Reprodução/Canaltech)

Uma das principais novidades desta atualização é que agora a assistente virtual do Windows está completamente funcional para usuários brasileiros: além de compreender o nosso idioma, a Cortana consegue lidar com as principais tarefas já suportadas por sua versão norte-americana, bem como se integrar às regiões e localidades brasileiras.

Assim como na assistente que já estava disponível para as versões do Windows 10 em inglês, a Cortana em português pode realizar uma série de ações ativadas por voz, tais como abrir aplicativos, tocar músicas, exibir as coordenadas de GPS para um determinado local, criar lembretes e realizar cálculos matemáticos, além de exibir uma série de informações e notícias com base nos gostos pessoais e na localização do usuário.

Ao testarmos a novidade, vimos que ela entende muito bem o português e também detecta com facilidade o comando "Ei Cortana", que aciona os ouvidos da assistente sem que seja necessário tocar diretamente no computador.

Continua após a publicidade

Sincronização das notificações do Android no PC

É possível ignorar ou responder às mensagens desde que o aplicativo responsável pelo alerta disponibilize esse recurso (Foto: Reprodução/Canaltech)

Outro recurso bastante aguardado desta atualização é a sincronização das notificações de smartphones Android com o centro de notificações do Windows 10. A partir de agora, vai ser possível ver todos os alertas do seu celular, e inclusive responder boa parte deles, diretamente do centro de notificações do Windows, sem ter de desbloquear o smartphone ou algo do tipo.

Continua após a publicidade

Para que esta novidade funcione, é necessário que o usuário instale a Cortana em seu smartphone Android e cadastre nela a mesma conta utilizada para logar no PC com Windows 10. Com tudo isso feito, basta ativar a sincronização de notificações, algo que pode ser feito dentro do aplicativo da assistente para Android, e então decidir quais tipos de notificações devem ser exibidas no PC.

Antes de tudo é preciso habilitar a sincronização no aplicativo da Cortana para Android e dar ao aplicativo acesso às suas notificações (Foto: Reprodução/Canaltech)

Ao testarmos a novidade, percebemos que a sincronização funciona na maioria das vezes, mas pode falhar em alguns momentos. Em casos não tão frequentes, notamos que algumas notificações que chegaram ao smartphone acabaram não aparecendo no centro de notificações do Windows; em contrapartida, algumas notificações já ignoradas no celular eram exibidas mais de uma vez no computador.

Continua após a publicidade

Embora a ideia tenha sido muito bem recebida, é possível que sua execução apresente algumas falhas. Espera-se que a Microsoft melhore essa sincronização entre o aplicativo para Android e o novo recurso do Windows 10 assim que a Cortana para smartphones saia da sua fase beta de desenvolvimento.

Microsoft Edge com suporte a extensões

É possível instalar as extensões diretamente da Windows Store (Foto: Reprodução/Canaltech)

Continua após a publicidade

Uma outra novidade também muito aguardada foi a adição de suporte a extensões no Microsoft Edge. Além de suportar extensões instaladas a partir da própria Windows Store, o navegador padrão do sistema passa a suportar também uma série de novos recursos, como logins por biometria, fixação de abas, controles por gestos e alertas integrados ao centro de notificações do Windows.

Espera-se que, com as novidades, o navegador ganhe mais adeptos, já que recebia muitas críticas pela falta de recursos como estes, que são essenciais para uma boa parte dos usuários.

Lojas unificadas

Continua após a publicidade

Lojas devem ser unificadas em breve (Foto: Reprodução/Canaltech)

Apesar do recurso ainda não estar disponível na atualização, a Microsoft anunciou que em breve as lojas do Windows e do Xbox One serão unificadas numa só. Em tese, um jogo disponível para apenas uma das plataformas passará a suportar ambas, assim você poderá jogar exclusivos do Xbox One em seu computador e vice-versa.

Posteriormente, foi prometido que essa unificação irá além e englobará todas as lojas dos produtos Microsoft, tais como os smartphones, consoles, PCs e produtos de nicho como o HoloLens e o SurfaceHub.

Melhorias visuais

Continua após a publicidade

(Foto: Reprodução/Canaltech)

Embora não sejam tão importantes quanto os recursos citados, as melhorias visuais feitas no "novo" Windows 10 causaram um impacto perceptível em sua funcionalidade: além do Menu Iniciar ter mudado, agora abrigando a lista com todos os softwares instalados no computador, os menus de configuração do sistema estão mais completos e até mesmo permitem o usuário alternar entre as cores branca e preta para plano de fundo.

Continua após a publicidade

Anteriormente, não era possível definir o plano de fundo para a tela de logon do Windows (Foto: Reprodução/Boxitkh)

Fora essas duas pequenas alterações, a tela de bloqueio do sistema também mudou. A partir de agora, a tela de boas-vindas ao sistema, aquela onde o usuário escolhe em qual perfil quer realizar o logon e digita sua senha de acesso, está com animações mais suaves e tem o mesmo plano de fundo escolhido como proteção de tela, uma mudança bastante sutil, mas que acrescentou ao visual do SO com o um todo.

Mudanças nos requisitos de sistema

Além de mexer no funcionamento dos softwares do Windows, a Microsoft decidiu elevar os requisitos mínimos para o funcionamento do Windows 10 com a atualização de aniversário. A partir de agora, os computadores vendidos com chips de 32 bits terão de contar com 2 GB de memória RAM para rodar o sistema, ao contrário dos 1 GB que eram exigido anteriormente.

Continua após a publicidade

De qualquer forma, é válido informar que os novos requisitos só são válidos para aqueles modelos em processo de desenvolvimento, então ele acaba afetando apenas os fabricantes. Quem rodava o Windows 10 com 1 GB de RAM pode, sim, instalar a atualização de aniversário, mas é preciso estar ciente que alguns recursos podem ser desabilitados devido às limitações do hardware presente na máquina.

Como realizar a atualização?

Após o download da atualização, o computador deve reiniciar automaticamente (Foto: Reprodução/Canaltech)

Continua após a publicidade

Embora boa parte dos usuários já tenha recebido a atualização, a Microsoft afirmou que o update de aniversário será realizado gradualmente, assim como foi o lançamento do Windows 10 em 2015. Para atualizar, basta seguir para as configurações de Atualização do Sistema e verificar a existência de atualizações pendentes. Caso a atualização de número 1607 esteja disponível, significa que você já pode a instalar e desfrutar das novidades da atualização de aniversário do Windows 10.

Assim como em toda atualização importante para o sistema, recomendamos que antes de prosseguir você faça um backup de tudo o que está presente em sua máquina, o que pode ser feito com um disco de recuperação do Windows.

Nos conte o que achou das novidades da atualização de aniversário do Windows 10! Você pode usar o campo dedicado aos comentários logo abaixo.