Windows Blue poderá ganhar nova tela inicial, afirma reportagem

Por Redação | 14.05.2013 às 12:03

A Microsoft confirmou recentemente o lançamento do preview público do Windows Blue, conhecido também como Windows 8.1, em junho deste ano para desenvolvedores. Fontes ligadas à empresa afirmaram ao ZDNet que a nova versão do sistema operacional deverá ter uma reformulação completa em sua tela inicial, bem como a volta do botão 'Iniciar'.

A nova interface para a tela inicial do Windows manterá os azulejos introduzidos na versão 8, mas deverá trazer algumas modificações que garantem melhorias na navegação em desktops - os mosaicos foram desenvolvidos com base nas telas sensíveis ao toque como, por exemplo, de tablets. A atualização também poderá contar com tutoriais dentro do próprio sistema, ajudando os usuários a se familiarizarem com o SO e entender o funcionamento de cada ferramenta.

Mesmo com os representantes da Microsoft mantendo o posicionamento de que os consumidores têm se adaptado facilmente à nova interface do usuário do Windows 8 e que interagem bem com ela, principalmente, nos dispositivos sensíveis ao toque, a reintrodução do botão 'Iniciar' indica que a empresa, mais uma vez, irá voltar atrás em algumas de suas decisões devido ao feedback negativo recebido dos usuários.

No entanto, as fontes consultadas pela reportagem afirmaram que talvez as modificações não estejam prontas até o lançamento do preview público do Windows Blue programado para acontecer durante a conferência Build, entre os dias 26 e 28 de junho em São Francisco, Estados Unidos, mas que com certeza elas estão a caminho.