Windows 9 poderá ser oferecido de graça para usuários do Windows XP, Vista e 7

Por Redação | 04.08.2014 às 18:11

Aos poucos a Microsoft vai mudando o foco dos esforços das equipes de desenvolvimento do Windows 7 e 8 para o ainda não anunciado Windows "Threshold", cujo lançamento deve ocorrer entre março e junho de 2015.

Contudo, ao contrário do que tem sido feito a cada nova versão do sistema operacional, agora a empresa estuda medidas para fazer com que a adoção do suposto Windows 9 ocorra o quanto antes. A questão é vista com tanta seriedade que, segundo o portal ZDNet, Redmond vem estudando oferecer o suposto novo sistema gratuitamente para os usuários legados do Windows XP, Vista e 7.

Se essa estratégia se tornar realidade, há chances da empresa desenvolver uma versão mais simples do Windows 9 e que ela seja oferecida na forma de uma atualização gratuita para estes usuários. A ação também seria adotada para cativar aqueles que estão considerando sair da plataforma da empresa e migrar para outras opções, como o Chrome OS e o OS X, cujas iterações são oferecidas gratuitamente.

A Microsoft ainda não se pronunciou oficialmente sobre a existência do Windows 9 nem comentou se há algum plano para lançar um novo sistema operacional em breve. Contudo, várias imagens vazadas anteriormente já mostram uma parte do sistema e rumores indicam que ele chegará às mãos dos usuários no início do próximo ano.

Até lá, especula-se que a companhia só lançará patches corretivos e de segurança e nenhuma nova adição será feita ao Windows 8. É o caso, por exemplo, do Update 2 do Windows 8.1, que inicialmente previa o retorno do botão Iniciar como o conhecíamos. Tal novidade, no entanto, foi deixada de lado possivelmente em detrimento do Windows 9, e agora o Update 2 só trará pequenas correções de falha.