Windows 9 poderá oferecer suporte a telas de resolução 8K

Por Redação | 23 de Setembro de 2014 às 10h36

Cada vez mais detalhes emergem a respeito do Windows 9 à medida que seu lançamento se aproxima. E, como de costume, mais e mais rumores surgem no horizonte.

O rumor da vez é cortesia do site russo PCPortal e dá conta que o Windows 9 estaria sendo preparado para suportar nativamente a chamada resolução 8K, além da resolução 4K que já sabemos que será suportada. Os indícios desse suporte ao 8K vieram de duas imagens do que seria a construção dos ícones do Windows Explorer em novos tamanhos: os ícones tinham exatos 768 x 768 pixels.

Windows 9 - Resolução 8K

O mais curioso é que a resolução 8K sequer existe no mercado, estando ainda em fase de prototipagem. Atualmente, o monitor com a maior resolução é o monitor 5K de 27 polegadas fabricado pela Dell, a ser lançado no final deste ano. Se o rumor se confirmar, a Microsoft já estaria preparando seu sistema para se tornar facilmente compatível com a próxima geração de monitores, que poderiam chegar às 27 polegadas diagonal, ou 7.680 x 4.320 píxels de resolução. E olha que a resolução 4K ainda nem se popularizou direito, com monitores que ainda custam um preço proibitivo para o consumidor final.

Aplicativos clássicos, que são projetados com as resoluções mais modestas que vemos hoje em dia, também receberiam um tratamento de upscaling por parte do novo sistema operacional, saltando dos 96 pontos por polegada para surpreendentes 240 dpi.

Resta-nos aguardar e ver se este e outros rumores se confirmarão. Ao que tudo indica, o Windows 9 será lançado em abril de 2015, mas a Microsoft não comentou a data oficialmente.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.