Windows 9 pode mesmo ser gratuito para usuários do Windows 8

Por Redação | 29 de Setembro de 2014 às 12h00

Se você tem o Windows 8 rodando em sua máquina, pode estar prestes a receber uma atualização completa e de graça. De acordo com novas informações que, em teoria, teriam saído da boca do diretor do braço indiano da Microsoft, Andrew Diantoro, a empresa está disposta a lançar o Windows 9 como uma atualização gratuita para os usuários da versão mais recente da plataforma.

A declaração, se verdadeira, indica que a nova versão do sistema operacional não deve exigir muito mais da máquina que os sistemas atuais. A ideia, além disso, poderia representar uma mudança significativa no quadro de penetração do software, evitando ao máximo a presença de sistemas obsoletos como acontece hoje, por exemplo, com o Windows XP presente em uma bela quantidade de máquinas mesmo após o fim de seu suporte oficial.

Além disso, as afirmações publicadas pelo Detik indicam mais uma faceta do trabalho da Microsoft, que agora quer agir com relação a seu sistema operacional de forma mais semelhante às empresas do mercado mobile. Em vez de ter versões fechadas, a ideia é trabalhar de forma mais rápida, dinâmica e, acima de tudo, conectada com os anseios de seus usuários, entregando atualizações mais rápidas e adicionando novas funções de tempos em tempos.

Assista Agora: Gestor, descubra os 5 problemas que suas concorrentes certamente terão em 2019. Comece 2019 em uma nova realidade.

É uma ideia, por exemplo, semelhante à que a empresa tem hoje com o Windows Phone. Sempre que uma nova versão do sistema operacional é liberada, todos os usuários de celulares compatíveis recebem a atualização gratuitamente e ganham acesso às funcionalidades inéditas sem precisar pagar por isso.

A novidade compactua com rumores da última semana, que diziam que a empresa estaria prestes a abandonar a tradicional numeração no nome oficial de seus sistemas operacionais, passando a chamá-los de apenas “Windows”. Assim, solidifica-se ainda mais a ideia de uma plataforma unificada, com várias versões e funcionalidades específicas para diversos dispositivos, mas ainda assim única.

Muitas dessas respostas devem ser conhecidas nesta terça-feira (30), que é quando a Microsoft realiza um evento para apresentar o futuro de seu sistema operacional. A expectativa é que as primeiras novidades do Windows 9, codinome Threshold, sejam apresentadas e há quem diga, até mesmo, que um technical preview gratuito será liberado na ocasião para todos os usuários interessados em conhecer as novidades em primeira mão.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.