Windows 9: novo sistema pode ser anunciado no dia 30 de setembro

Por Redação | 21 de Agosto de 2014 às 12h38

Os indícios de que uma nova versão do Windows está chegando se tornaram mais fortes nesta quinta-feira (21), quando a Microsoft anunciou a realização de um evento para a imprensa no dia 30 de setembro. Oficialmente, a empresa afirmou apenas que se trata de uma “ocasião especial”, mas fontes ligadas ao site The Verge afirmam que a ocasião servirá como a primeira exibição pública do Windows 9.

A notícia fortalece ainda mais os rumores de que a companhia estaria disposta a liberar a primeira versão prévia do sistema operacional no final do mês que vem. Informações que vem sendo divulgadas desde a semana passada indicam que novidades como o novo Menu Iniciar e a possibilidade de rodar aplicativos Metro em janelas poderão ser testadas por todos os usuários em breve no primeiro preview da plataforma.

Outras mudanças afetariam a interface de usuário e removeriam o menu lateral do sistema, além de integrá-lo completamente à assistente de voz Cortana, que hoje está disponível nos dispositivos com Windows Phone. Mais do que isso, a atitude mostra um novo posicionamento da Microsoft em relação ao desenvolvimento de software, adotando também no mercado de PCs uma estratégia semelhante à do mercado mobile.

É isso que, também, justificaria os rumores cercando o evento do dia 30 de setembro. A fabricante estaria disposta a liberar atualizações de forma mais constante para seu sistema operacional, permanecendo antenada com os interesses de seus usuários e não mais divulgando as novas versões como algo separado, mas sim como uma continuidade. É exatamente o que vemos hoje com plataformas mobile: novas funções sendo adicionadas periodicamente e mudanças completas acontecendo de tempos em tempos, em períodos mais curtos.

O Windows 9 estaria sendo trabalhado internamente com o codinome "Threshold" e sua primeira versão de testes pode ser disponibilizada para todos os usuários assim que o evento no final do mês que vem for encerrado. Por enquanto, a empresa não se pronunciou oficialmente sobre o assunto, pedindo apenas que jornalistas e entusiastas fiquem ligados nas novidades que serão anunciadas em breve.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.