Windows 9: novas imagens revelam como será suposto menu Iniciar

Por Redação | 22.07.2014 às 09:32

A Microsoft ainda vem trabalhando ativamente para manter o Windows 8 atualizado e livre de falhas, mas inúmeros rumores sugerem que a companhia já está preparando o sucessor Windows 9 e que muito em breve ele estará disponível para os usuários. Nesta segunda-feira (21), por exemplo, o portal Myce disse ter recebido duas capturas de tela que supostamente são da maior novidade do sistema operacional "Threshold" (o codinome do Windows 9): o menu Iniciar.

Se as imagens realmente forem reais, ao que aparenta, o menu Iniciar não mudou tanta coisa depois que foi apresentado em abril na conferência Build 2014 destinada a desenvolvedores. Nelas, é possível ver que há algumas aplicações Metro fixadas na porção direita do menu e um espaço reservado para possivelmente as aplicações desktop tradicionais.

O novo menu Iniciar reunirá tanto aplicações desktop tradicionais quanto as novas com estilo Metro. Ao que tudo indica, menu poderá ser expandido para ocupar a tela toda e funcionar como a atual tela

O novo menu Iniciar reunirá tanto aplicações desktop tradicionais quanto as novas com estilo Metro. Ao que tudo indica, menu poderá ser expandido para ocupar a tela toda e funcionar como a atual tela "Iniciar" do Windows 8 (Imagem: Reprodução/Myce)

Rumores dão conta de que o novo menu poderá ser expandido para ocupar a tela do computador inteira e se comportar mais ou menos como a atual tela iniciar do Windows 8. Quanto às aplicações Metro, elas poderão ser executadas diretamente da área de trabalho em janelas, conforme a segunda captura de tela mostra.

É claro que essas não são as únicas novidades do Windows 9, mas com certeza são as mais aguardadas pelo usuário comum. A bem da verdade, fala-se que a Microsoft está trabalhando em uma série de novos recursos que farão parte do novo sistema. Contudo, por enquanto o que se tem visto são imagens de uma versão intitulada "Windows 8.1 Pro", que aparentemente é uma versão do atual sistema que vem sendo utilizada como "cobaia" de Redmond.

Além do menu Iniciar, outra novidade do Windows 9 é a execução de aplicações Metro em janelas que podem ser maximizadas e minimizadas. Com a adição, não será mais necessário ficar alternando entre o atual visual Metro e a área de trabalho, podendo tudo ser feito no tradicional espaço de trabalho

Além do menu Iniciar, outra novidade do Windows 9 é a execução de aplicações Metro em janelas que podem ser maximizadas e minimizadas. Com a adição, não será mais necessário ficar alternando entre o atual visual Metro e a área de trabalho, podendo tudo ser feito no tradicional espaço de trabalho (Imagem: Reprodução/Myce)

Se tudo ocorrer conforme o programado, fala-se que a Microsoft lançará o "Threshold" nos primeiros meses de 2015 e junto com ele virão atualizações significativas para o Xbox One, Windows Phone e Windows RT. Esses dois últimos, inclusive, finalmente adotarão o visual Metro de vez e deixarão as aplicações baseadas em x86 de lado.

Leia mais sobre o Windows 9: