Windows 9: Microsoft quer que você mude de versão com apenas um clique

Por Redação | 25.08.2014 às 12:45

A medida que a suposta data de lançamento do Windows 9, codinome Threshold, se aproxima, mais e mais rumores surgem na internet sobre o novo sistema operacional da Microsoft. Depois de "confirmar" que o sistema contará com o retorno do menu Iniciar como o conhecemos desde sempre e que as aplicações Metro poderão ser executadas em janelas na área de trabalho, agora os boatos apontam para um novo recurso do Windows Update que possibilitará atualizar a versão do OS com apenas um clique.

De acordo com o portal Neowin, a mais recente compilação do sistema trouxe consigo um botão bastante peculiar localizado no Windows Update, serviço responsável por baixar e instalar as atualizações do Windows. Ao clicar nele, o usuário consegue atualizar a versão do sistema sem que tenha que fazer uma reinstalação completa.

Para visualizar como a novidade funcionará, é só ter em mente a atualização do Windows 8 para o Windows 8.1. Quem passou pelo processo sabe que ele leva um tempo enorme, reinicia o computador várias vezes e praticamente instala um novo sistema operacional no computador. Com o novo botão no Windows Update, esse longo processo deixaria de existir e uma atualização do Windows 9 para o 9.1, por exemplo, aconteceria praticamente da mesma forma que hoje acontece com os patches de segurança e hotfixes que saem para o OS.

A adição do novo recurso é uma reafirmação da nova filosofia de ciclo de software da Microsoft. Se antes esperávamos anos até que uma nova versão do Windows fosse disponibilizada com problemas antigos corrigidos, agora a empresa não só está acelerando o ritmo de desenvolvimento do sistema como também quer facilitar o processo de atualização para o usuário final.

Embora a novidade empolgue, o site emite um alerta: pode ser que, por ora, a novidade seja destinada apenas aos testadores da versão Technical Preview do Windows 9. O objetivo, neste caso, seria basicamente o mesmo, porém ficaria restrito à atualização das iterações de testes que são lançadas em curtos espaços de tempo. Se isso acontecer mesmo, então é provável que o botão seja retirado da versão final destinada ao público consumidor.

Independentemente disso, é bom saber que a Microsoft está trabalhando em algo nesse sentido, e mesmo que o botão não esteja presente na versão final do Windows 9 para o público, são grandes as chances dele dar as caras num possível Windows 10. Vamos torcer.

Leia também: Windows 9 poderá ser oferecido de graça para usuários do Windows XP, Vista e 7