Windows 8.1 pode se tornar o que o Windows 8 deveria ter sido, dizem analistas

Por Redação | 24 de Junho de 2013 às 11h39

Recentemente, a Microsoft anunciou uma nova atualização que promete trazer muitas melhorias para o Windows 8. Nas últimas semanas, analistas da empresa de consultoria Gartner avaliaram positivamente a nova versão do software.

O sistema operacional originalmente lançado no ano passado recebeu diversas críticas, inclusive por ser muito centrado em dispositivos touch screen, o que limita um pouco seu uso em aparelhos sem essa tecnologia. Mas parece que as coisas vão mudar no Windows 8.1, e para os analistas Michael A. Silver e Stephen Kleynhans, essas mudanças devem ser suficientes para "acalmar a maioria de seus difamadores".

Entre as melhorias apresentadas pela nova versão do software, está a capacidade de iniciar o sistema diretamente no desktop ao invés da tela iniciar característica do Windows 8, além da restauração do botão Iniciar na área de trabalho.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

O acesso direto à área de trabalho, já conhecida pela maioria dos usuários, deve melhorar a aceitação do produto. De acordo com a Gartner, a interface familiar pode significar uma capacidade maior de interação dos usuários com seus aplicativos, assim como eles já faziam no Windows 7. "A Microsoft não divulgou muitos outros detalhes, mas a Gartner acredita que apenas pequenas alterações na área de trabalho do Windows devem garantir altos níveis de compatibilidade com o legado de aplicações desktop Win32", dizem os analistas.

Eles também fizeram algumas recomendações para empresas que pensam (ou não) em utilizar a nova versão do Windows e ressaltam que são apenas aconselhamentos preliminares, que podem mudar à medida que a Microsoft fornecer mais detalhes sobre o Windows 8.1, mas, de acordo com as informações disponíveis atualmente, eles dão as seguintes dicas:

  • Se você considera o Windows 8 apenas para dispositivos baseados em toque, avalie o Windows 8.1 para uma implantação mais ampla;
  • Se você tem evitado o Windows 8, considere implementar o Windows 8.1 em computadores recém-adquiridos depois de ter concluído os testes necessários - especialmente com o Internet Explorer 11;
  • Se você está na fase inicial de planejamento de implantação do Windows 8, mude para o beta do Windows 8.1 o mais rapidamente possível, pois assim contará com as melhorias oferecidas pela Microsoft.

Em suma, os analistas acreditam que o Windows 8.1 pode se tornar o que o Windows 8 deveria ter sido.

Leia também: Windows 8.1 aparece em novo vídeo da Microsoft

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.