Windows 8.1 já é o quarto sistema mais usado no mundo

Por Redação | 03 de Fevereiro de 2014 às 12h27

A taxa de adesão às atualizações oferecidas pela Microsoft continua aumentando. Para alívio dos entusiastas de informática e também da própria empresa, o Windows 8.1 foi capaz de deixar para trás o Vista durante o mês de janeiro, computando agora 3,95% de todo o tráfego online registrado em janeiro.

Os números são da consultoria Netmarketshare, que mensalmente avalia a presença online de diversos navegadores e sistemas operacionais para conhecer as preferências dos usuários e a penetração dos produtos. Nos números publicados pelo The Register, apesar da novidade na quarta colocação, são poucas as alterações.

Os líderes absolutos continuam sendo o Windows 7, em primeiro lugar com 47,49% da base de usuários, e o Windows XP, que mesmo se aproximando do fim de sua vida útil, ainda computa 29,23% de market share. Em um distante terceiro lugar está o Windows 8, que acumula 6,63%, fazendo com que o sistema operacional, na soma de todas as suas versões, acumule quase 10%.

A Netmarketshare chama a atenção também para o fato de que o uso de todos os sistemas operacionais, com exceção do já citado Windows 8.1, caiu em dezembro de 2013. Mesmo que sensivelmente – o que pode representar uma dor de cabeça principalmente em relação ao XP –, a redução no total de usuários pode mostrar uma tendência à atualização e à busca por melhorias.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.