Windows 8.1 ganha força, ultrapassa XP e se torna o segundo OS mais usado

Por Redação | 01 de Dezembro de 2014 às 13h08

Descontinuado oficialmente no início deste ano, o Windows XP já não é mais o segundo sistema operacional mais utilizado do mundo. De acordo com dados da StatCounter, empresa especializada em análises do mercado de informática, o Windows 8.1 ultrapassou o sistema ancião e é o novo dono da posição com 10,95% de market share.

A diferença, porém, ainda é pouca, mas deve continuar crescendo. Lançado em 2001, o XP continua presente em 10,69% dos computadores ao redor do mundo. Muitas destas máquinas, inclusive, estão em ambiente corporativo, o que não apenas sinaliza uma grave necessidade de atualização como também um grande risco à segurança, uma vez que atualizações de segurança e correções no sistema não serão mais realizadas pela Microsoft. Os dados foram publicados pelo Venture Beat.

Market share sistemas operacionais

A tendência, porém, é que essa distância aumente cada vez mais, com o Windows 8.1 ganhando tração. Apesar do crescimento, ele dificilmente chegará ao patamar do Windows 7, que hoje é o sistema operacional mais utilizado do mundo com 50,3% de market share. Esse índice apresentou crescimento entre outubro e novembro, revertendo uma pequena tendência de queda que vinha sendo observada nos últimos meses.

Os números também mostram que o mercado pode não estar tão pronto assim para a revolução touchscreen da Microsoft ou que, pelo menos, ela veio cedo demais. O Windows 8 aparece na quarta posição nos números relacionados aos computadores, com 4,9% de penetração e atrás do OS X, que agora tem 8,11% de participação no mercado. O sistema também está atrás do iOS da Apple, que atualmente possui 6,61% de market share.

Os dados são obtidos a partir de uma análise de tráfego online, o que acaba dando uma noção mais precisa dos computadores “ativos” com os sistemas operacionais, em vez dos números de vendas que não levam em conta upgrades ou mudanças. Segundo os especialistas, a tendência é que o Windows 8.1 e o iOS cresçam cada vez mais, com as vendas de novos tablets e notebooks com os respectivos sistemas operacionais.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.