Windows 8 tem o maior crescimento desde que foi lançado; XP tem queda recorde

Por Redação | 03 de Novembro de 2014 às 15h08

Um levantamento da empresa de pesquisas Net Applications mostra números bem distintos entre duas versões do maior sistema operacional da Microsoft. O Windows 8, enfim, parece ter decolado depois de apresentar um crescimento no último mês. Já o Windows XP apresentou queda recorde.

Ainda que os dados da Net Applications não sejam oficiais, visto que as informações em alguns países não são tão precisas, a pesquisa de outubro revela que o Windows 8 e o Windows 8.1 estão presentes em 16,8% dos desktops e notebooks de todo o mundo. Isso representa um aumento de 4,5% em relação ao mês de setembro, sendo o maior crescimento já registrado nos dois anos de sistema.

Entre os PCs que rodam o sistema da Microsoft, o Windows 8 foi preferido por 18,4% dos usuários em outubro, uma aumento de 5% comparado a setembro. O relatório aponta que um dos fatores principais de aumento da fatia de usuários do Windows 8 é a volta às aulas em países potenciais para a empresa.

Gráfico de sistemas operacionais

Caso estes dados mantenham-se nos próximos meses, será possível afirmar que outubro é um mês de virada para o Windows 8, uma vez que o software sempre foi criticado por apresentar uma interface confusa e não apresentar o famoso e tradicional Menu Iniciar.

O fato do Windows 8 começar a crescer próximo do lançamento de seu sucessor, o Windows 10 - que deve chegar na primeira metade de 2015 -, pode gerar uma disputa entre as duas versões, algo que não seria muito saudável para a Microsoft. O aumento da adesão do Windows 8 pode ofuscar o Windows 10 e fazer com que o novo sistema operacional também demore para conquistar os usuários.

Os números da Net Applications revelam uma queda recorde do Windows XP. Em abril deste ano, a Microsoft anunciou que encerraria o suporte de segurança do sistema. Em outubro, o Windows XP estava presente em 17,2% dos computadores e em 18,8% dos PCs que rodavam Windows. Assim sendo, em outubro a versão do sistema caiu 6,7%, número nunca visto desde 2001, representando o dobro do negativo recorde anterior.

Fonte: http://idgnow.com.br/ti-pessoal/2014/11/03/uso-do-windows-8-dispara-em-meio-a-queda-do-windows-xp/

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.