Windows 8: seu computador aguenta rodar a nova versão?

Por Redação | 23 de Outubro de 2012 às 07h20

O Windows 8, que será lançado no dia 26 de outubro, já está rendendo muitos assuntos e rumores nos sites especializados. Muitos analistas preveem que os usuários deverão sentir uma grande diferença entre as versões antigas e a atual do OS da Microsoft, e que poderão ter alguns problemas com a compatibilidade do sistema junto a outros dispositivos.

A empresa de Redmond, Estados Unidos, afirma que a transição do Windows 7 para o 8 será menos difícil do que a do XP para o Vista foi no passado. Tudo isso porque o Windows 8 foi desenvolvido para ser compatível com todos os computadores que rodam sua versão anterior.

Fabricantes de dispositivos e equipamentos para computadores como, por exemplo, Canon, Epson e HP afirmaram estar trabalhando em conjunto com a Microsoft para se certificar que seus produtos funcionem perfeitamente com o novo software. Todos os drivers serão integrados ao sistema e, se o usuário não conseguir encontrar o modelo compatível, o Windows Update poderá ajudá-lo a fazer uma busca online.

A lista de dispositivos compatíveis e incompatíveis com o Windows 8 mostra que serão poucos os aparelhos que o usuário não conseguirá utilizar com o OS. Entre os incompatíveis estão: ASUS USB-BT211 Mini Bluetooth Dongle; GPU AMD Radeon 6470M; impressora Brother DCP-750CW; impressora Canon Pixma ip4000; webcam Gearhead WC5351; Hitachi Touro Drive; impressora HP Deskjet 2050; Logitech K400 Wireless Touch Keyboard; Logitech G15 Keyboard; webcam Microsoft LifeCam HD-3000; Netgear wireless adapter WG113v3; NVidia GTX 570m; Realtek RTL8139/810 Ethernet NIC; hard drive externo Seagate Go Flex e Wacom Bamboo Pen Tablet.

Como possui uma interface completamente modificada, o usuário do novo sistema terá que alterar os ícones dos seus dispositivos se quiser mantê-los com fácil visualização ou acesso. Os fabricantes que estão preparados para a atualização do Windows deverão oferecer um novo ícone do driver e recursos otimizados. No caso de não existir esta atualização, a Microsoft oferece uma 'interface genérica' para o usuário acessar seus equipamentos no Windows 8.

Analistas acreditam que os usuários não deverão ter muitos problemas de compatibilidade com produtos de grandes empresas, garantindo que os dispositivos devem funcionar normalmente com o novo Windows.

Os usuários interessados em migrar para a nova versão deverão, primeiramente, rodar o Assistente de Atualização em seus PCs - que estará disponível no site da empresa assim que o Windows 8 for lançado. Com isso, os usuários poderão visualizar uma lista completa de hardware não compatíveis.

Além disso, acredita-se que os proprietários de notebooks poderão encontrar mais problemas de compatibilidades do que os de desktops, principalmente com os drivers de vídeo. Vale ressaltar que todas as transições de software estão sujeitas a problemas.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.