Windows 8 cresce timidamente e Windows 7 continua dominante, aponta relatório

Por Redação | 02 de Setembro de 2014 às 17h00

A Microsoft lançou recentemente uma atualização do Windows 8 que prometia trazer recursos existentes no Windows 7 a pedido dos usuários. Com isso, surgiu o Windows 8.1, com características mais amigáveis e atendendo o feedback fornecido pelos usuários do sistema operacional. Contudo, a Microsoft não consegue ver a sua mais recente plataforma decolar, ainda que muito investimento em marketing tenha sido feito desde o seu lançamento, conforme noticia o portal CNET.

De acordo com os dados do Net Applications, no mês de agosto o Windows 8.1 possuía 7,09% do mercado de sistemas operacionais para desktops. Esse número representou um crescimento muito pequeno em relação a julho, quando o sistema representava 6,56% do mercado. Em junho, essa porcentagem era de 6,61%, enquanto que em maio o número era de 6,35%.

Já a primeira versão do recente sistema da Microsoft, o Windows 8, representou 6,28% do mercado no mês passado. Ou seja, juntos os dois sistemas operacionais estão em apenas pouco mais de 13% dos computadores.

Dados dos OS

A fraca receptividade do Windows 8, logo após o seu lançamento, levou a Microsoft a adotar medidas e ajustes para torná-lo mais agradável e conseguir ganhar novos usuários. Características como o botão de desligamento na tela inicial, a opção de inicialização diretamente para a área de trabalho e o botão Iniciar foram colocados na esperança de que o OS conseguisse decolar. Porém, não foi isso o que aconteceu.

A única esperança da Microsoft neste momento é o Windows 9, que poderá ser apresentado pela primeira vez em conferência no dia 30 de setembro, de acordo com os rumores. Conhecido como Threshold, o novo sistema deverá ganhar o mercado em abril de 2015, oferecendo ao usuário novas funcionalidades e o menu Iniciar em uma tentativa de atrair os fãs do Windows 7.

O Windows 7, aliás, segue como o sistema da Microsoft com maior número de usuários. No mês passado, ele representou 51,21% do mercado. Já o Windows XP segue em queda, dessa vez caindo para 23,89%, praticamente 1% a menos do que em relação a julho.

Números como esses mostram que o Windows continua sendo o sistema operacional dominante do mercado, ainda que a adesão do mais recente sistema tenha sido pouco satisfatória. Reunindo todas as versões do sistema, o Windows equipa 91,58% dos computadores de todo o mundo, seguido de longe pelo Mac OS com 6,74% e o Linux com 1,67%.

Enquanto isso, no Brasil

De acordo com informações da StatCounter, no Brasil o Windows 8.1 ainda ocupa a quarta colocação entre os sistemas operacionais da Microsoft com 7,54% dos computadores utilizando o software. Já o Windows 8 está em uma condição melhor e ocupa a segunda colocação no país com 10,78%. Quem perdeu o segundo posto foi o Windows XP que agora equipa apenas 10,26% dos computadores. Na liderança absoluta, a exemplo do que acontece globalmente, mantém-se o Windows 7 com 62,54% dos computadores do país.

Fonte: http://www.cnet.com/news/windows-8-1-continues-to-inch-along/#ftag=CAD590a51e

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.