Windows 8 cresce, mas roda em apenas 7% dos PCs no mundo

Por Redação | 02.09.2013 às 10:21

O mais novo sistema operacional da Microsoft, Windows 8, roda em apenas 7,4% dos computadores do mundo, mesmo depois de estar há 11 meses no mercado. Esse foi o número de computadores registrado no mês de agosto pela Net Applications, uma empresa que monitora o uso de navegadores e sistemas.

Apesar da baixa adoção do Windows 8, essa é uma boa notícia para a Microsoft: em julho o número de computadores rodando o sistema era de 5,4%. Outra boa nova para a empresa é que o Windows XP, o sistema Walking Dead que já tem mais de 10 anos e deve ter o suporte enfim finalizado em abril de 2014, teve uma redução de uso, sendo detectado em 33,7%, enquanto no mês anterior eram 37,2%.

O Windows 7 é o sistema mais usado do mundo atualmente, deixando todas as edições do Mac OS e do Linux para trás. Pouco mais de 45% dos computadores que participaram do levantamento rodavam o sistema lançado em 2009. O Windows 8.1, mais nova atualização disponibilizada pela Microsoft, foi registrado em 0,24% dos PCs.

O baixo desempenho do Windows 8 teria sido uma das razões que levaram ao anúncio de aposentadoria do CEO da Microsoft Steve Ballmer após treze anos no cargo e 33 anos na companhia. Dentro de 12 meses, um novo presidente-executivo deve assumir o posto. Os nomes mais cogitados são Tony Bates, vice-presidente de negócios da fornecedora do Windows, e Qi Lu, vice-presidente de aplicações e serviços da empresa, à frente do Office, Skype, Exchange e Bing.

Mesmo com os problemas do Windows 8, o ecossistema computacional da Microsoft ainda é predominante nos computadores e notebooks, sendo que 91,2% dos internautas o adotam. Já o Mac OS, da Apple, fica com 7,3% do mercado e o sistema de código aberto Linux é usado por 1,5%.