Windows 10 terá suporte nativo para arquivos em MKV

Por Redação | 05 de Novembro de 2014 às 15h16
Divulgação

Hoje em dia, fazer download de filmes se tornou uma das atividades mais comuns para todos que possuem um computador em casa. Por outro lado, a promoção da pirataria atinge altos níveis na web, principalmente quando o assunto são clipes de filmes e seriados em alta definição.

Quem faz download de vídeos já deve conhecer o formato MKV. Idealizado pelo projeto Matroska, o MKV é um container de vídeo que pode conter várias faixas de áudio e legenda. Além disso, é usado com codecs como o H.264 e o H.265, mas muitas vezes ainda é necessário o download de programas específicos ou de um player diferente do nativo para reproduzir esse tipo de arquivo.

Para quem pensa em adquirir o Windows 10, a Microsoft já tem uma boa notícia: o sistema ganhará suporte nativo para vídeos em formato MKV. Com isso, não será mais preciso instalar inúmeros serviços ou players compatíveis com o que o usuário deseja assistir. O recurso também fará com que o sistema leia outros formatos de vídeo, como os arquivos em FLAC e HEVC, e apresentará compatibilidade com os codecs usados nos arquivos de vídeo de extensão MKV.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Com o Windows 10, o objetivo da Microsoft é integrar todas as plataformas desktop e mobile de sua linha de aparelhos. No entanto, ainda não se sabe se o suporte nativo ao MKV irá influenciar à atividade ilegal e violar os direitos autorais, ainda mais devido ao enorme número de arquivos piratas nesse formato. Por outro lado, a Microsoft poderá ter um recurso que fará com que os usuários não recorram a outros programas para assistirem o que desejam. As informações são do site TechRadar.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.