Viral incentiva deletar pasta System32; entenda por que você NÃO deve fazer isso

Por Redação
scyther5

Foto: scyther5/shutterstock

Se você gosta de "fuçar" o seu computador, já deve ter se deparado com a pasta System32. Ela é uma das bases do sistema operacional Windows. Uma brincadeira feita no Facebook, no entanto, está incentivando que usuários apaguem essa pasta com a promessa de que o computador ficará mais rápido. A pegadinha tem feito com que algumas pessoas realmente apaguem o diretório, o que prejudica o funcionamento do sistema e pode dar muito trabalho para consertar.

A pasta está dentro de outra pasta na qual está instalado o Windows, primeiro indício de que não deve ser alterada. Neste diretório estão arquivos de uso exclusivo do Windows, que existem no sistema da Microsoft desde a versão 95. Nesta pasta ficam também as bibliotecas do Windows, arquivos com extensão DLL, que são usadas para o funcionamento do sistema e também de diversos programas.

System 32

Como o sistema do Windows utiliza as DLLs para a maior parte das suas tarefas, os arquivos contidos na System32 são os grandes responsáveis pelas principais funcionalidades do sistema operacional na hora de fornecer e armazenar informações.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Isso quer dizer que grande parte do que você usa no seu computador só está disponível por meio dos arquivos que estão na pasta System32. Com a extensão DLL, o sistema tem uma economia de processamento e espaço em disco, por isso não se deve apagar a pasta. E não, seu computador não vai ficar mais rápido.

A alteração de qualquer arquivo dentro na pasta System32 pode gerar problemas no funcionamento do Windows que vão desde travamentos até a exibição da tela azul. Se a pasta for completamente deletada, muitos aplicativos ficarão comprometidos e sem ferramentas normalmente disponíveis, e a instabilidade do sistema operacional irá chegar a um nível em que será necessário formatá-lo e fazer uma reinstalação.

Portanto, não acredite que apagar a pasta System32 trará benefícios, pelo contrário: dará uma enorme dor de cabeça. E não se preocupe com seu funcionamento; nas configurações recomendadas, apenas o Windows pode alterar seu conteúdo.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.