Vídeo mostra como a assistente Cortana deve funcionar no Windows 10

Por Redação | 05 de Dezembro de 2014 às 18h38
photo_camera Divulgação

Disponível em fase alpha apenas para donos de celulares com Windows Phone em alguns países, a assistente pessoal Cortana ganhará uma versão para computadores em breve. Esse é o destaque de um novo vídeo e algumas imagens dos sites Neowin e WinBeta, que mostra como a plataforma de voz irá funcionar nos desktops equipados com o novo sistema operacional da Microsoft, o Windows 10.

Os dois portais afirmam que, embora a Cortana ainda esteja em um estágio inicial de desenvolvimento, o software está muito melhor que na época em que foi revelado ao público. O programa tem exatamente as mesmas funções presentes na versão para smartphones, incluindo a possibilidade de criar lembretes, chamar pessoas para conversar no Skype, utilizar mapas, guardar preferências de localização, reproduzir ou pausar músicas e verificar informações sobre clima e trânsito.

O tempo de resposta é praticamente instantâneo. Ao dizer "Ligue para (nome da pessoa)", o sistema abre uma janela de conversa do Skype. O mesmo vale para o agendamento de reuniões e criação de alarmes ou pequenos lembretes. Ela ainda pergunta se os dados informados estão corretos antes de armazená-los no Windows.

Além disso, o site especula que a voz por trás da Cortana é de Jen Taylor, a mesma dubladora que dá vida à personagem nos jogos da série Halo, do Xbox. Para quem não sabe, Cortana é um sistema de inteligência artificial que interage com o Master Chief, um dos protagonistas da famosa franquia de games de ficção científica.

Um problema citado pelo WinBeta é que, por enquanto, ainda não é possível ativar a Cortana apenas por voz, ou seja, o usuário precisa acessar o menu de pesquisa na Barra de Tarefas e clicar em um botão chamado "Start Listening" ("comece a ouvir", na tradução livre) para então ativar os recursos da assistente.

A expectativa é que uma versão prévia da assistente de voz seja liberada na Consumer Preview do Windows 10, que deve chegar aos usuários em janeiro de 2015. Atualmente, a Cortana está disponível apenas no idioma inglês dos Estados Unidos – para acessá-la, é preciso atualizar o smartphone com Windows Phone 8.1 e alterar a configuração para a língua norte-americana. A previsão é que outros idiomas comecem a receber a plataforma a partir do ano que vem, incluindo o português do Brasil.

Leia mais sobre o Windows 10:

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!