Último suspiro: Microsoft estende suporte ao Windows XP até 2015

Por Redação | 16 de Janeiro de 2014 às 17h01
TUDO SOBRE

Microsoft

A Microsoft voltou atrás em sua decisão de descontinuar o Windows XP no mês de abril deste ano e resolveu estender o suporte ao produto até o ano de 2015. De acordo com o ZDNet, a companhia sediada em Redmond seguirá adiante com os planos de não fornecer atualizações para o sistema, mas os produtos de segurança da plataforma receberão uma vida extra de 15 meses. Ou seja, eles continuarão a ser atualizados até julho de 2015.

Em outras palavras, isso significa que os usuários domésticos continuarão a receber atualizações do software anti-vírus da empresa, o Microsoft Security Essentials. O cenário é semelhante para os clientes corporativos, que poderão continuar contando com atualizações do System Center Endpoint Protection, Forefront Client Security, Forefront Endpoint Protection e o Windows Intune.

Muito embora o fim do suporte completo ao sistema operacional esteja próximo, usuários de todo o mundo continuam a aclamá-lo como o melhor sistema operacional feito pela empresa até hoje.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

A Microsoft não compartilha dessa opinião e cada vez mais se enxerga em uma situação difícil em que tem que "forçar" os usuários a adotarem outras soluções mais seguras que o Windows XP. A melhor forma de fazer isso é parar de oferecer suporte ao já antigo sistema. Por outro lado, milhões de usuários continuam a utilizar a plataforma e a fazer dela a segunda mais utilizada no mundo - mesmo 13 anós após seu lançamento. Deixá-los desassistidos causaria um enorme problema de segurança e poderia acabar prejudicando a imagem da empresa.

Apesar da nova decisão em manter os softwares anti-vírus atualizados, a companhia alerta os usuários para que busquem por softwares mais novos, atualizem-os com frequência e sempre executem varreduras com seus softwares anti-vírus.

E você? Acha que a decisão da Microsoft foi certa? Qual sistema operacional você usa no seu computador?

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.