Tablets com Windows RT não serão atualizados para o Windows 10

Por Redação | 23 de Janeiro de 2015 às 11h11
photo_camera Latino Post

O Windows RT parece estar com os dias contados. Além de não ter conseguido emplacar no mundo dos tablets, os dispositivos equipados com o sistema não receberão a atualização para o Windows 10. A decisão, que foi relatada inicialmente pelo Thurrott, certamente não ajudará a desencalhar os tablets da linha Surface que utilizam o sistema, cujas vendas estão para lá de lentas.

O Windows RT foi desenvolvido para ser uma versão mais leve do Windows 8 a ser usada em tablets. Para isso, o sistema conta apenas com a interface de blocos dinâmicos, o que acaba impedido a utilização de softwares que rodam em modo desktop. Outro fator que contribuiu para o fracasso da plataforma é a restrição de só poder baixar apps presentes na Windows Store.

Ainda que não receba a atualização, o suporte ao sistema não foi encerrado e, provavelmente, a Microsoft ainda deverá distribuir algumas atualizações. A empresa já havia assumido que estava trabalhando em uma forma de atualizar o Windows RT para o Windows 10, mas aparentemente não obteve sucesso.

Para não deixar os donos dos tablets inteiramente na mão, o Thurrott ressalta que a empresa decidiu incluir algumas novidades presentes no W10. Ou seja, ainda que o update não seja completo, algumas funcionalidades estarão presentes no Windows RT.

"Estamos trabalhando em uma atualização para o Surface [Windows RT], que terá algumas das funcionalidades do Windows 10.", afirmou o porta-voz da Microsoft.

Além da Microsoft, que lançou dois modelos do Surface com o Windows próprio para tablets, a Nokia, enquanto ainda independente, apresentou o Lumia 2520, que também não decolou. A linha Surface Pro, no entanto, está na sua terceira geração, vem com o Windows 8.1 Pro instalado e receberá o update para o Windows 10 normalmente.

Fonte: http://www.engadget.com/2015/01/22/surface-rt-tablets-windows-10-upgrade/?ncid=rss_truncated

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.