Saiba como usar as principais novidades do Windows 10 no Windows 8

Por Redação
photo_camera Divulgação

Em setembro, a Microsoft chamou a atenção dos seus fãs e do mercado de tecnologia ao anunciar o Windows 10. Segundo a empresa, o sistema vai oferecer uma experiência bem diferente daquela experimentada por quem utiliza os Windows 8 ou 8.1 – algo que deve ter alegrado muita gente.

Contudo, vai demorar um tempo até que o Windows 10 seja liberado de forma estável e integral para todos os usuários. Dessa maneira, o pessoal do Pplware preparou um pequeno manual para quem deseja obter algumas das características do novo sistema operacional da Microsoft. Você vai precisar de alguns programas externos ou de recursos nativos do Windows, mas os processos de trabalho não são complexos.

Ficou curioso? Então, dê uma espiadinha no que você pode fazer com o seu computador.

Menu Iniciar

Dicas Windows 10

Em primeiro lugar, uma das mudanças mais chamativas é a mudança da Tela Iniciar. No próximo Windows, ela vai existir de maneira diferente, “dentro” do botão Iniciar. Contudo, se você não quer esperar, é possível baixar alguns programas que reabilitam o botão no Windows 8, como é o caso do StartMenu8 e StartW8. Tudo o que você precisa fazer é instalar o software que preferir e reiniciar a sua máquina.

Caso o seu sistema operacional seja o Windows 8.1, a solução pode ser um pouquinho diferente. Você tem a possibilidade de criar um atalho na Área de Trabalho direcionado para a janela de aplicativos da Tela Iniciar, evitando que você precise de três toques ou cliques para que isso aconteça. Isso não resulta em todos os recursos do botão Iniciar, já que não transita entre diretórios, mas já é uma mudança prática.

Áreas de trabalho virtuais

Outro recurso do Windows 10 que tem chamado a atenção dos futuros adeptos é o suporte a mais de uma Área de Trabalho ao mesmo tempo – algo que deve levar organização, controle e praticidade aos usuários. Para aproveitar esta função a partir de agora no seu Windows 8.x, basta baixar softwares como o Dexpot ou o Desktops, que criam novas áreas de trabalho de maneira bastante eficiente.

Apps metro direto no desktop

Dicas Windows 10

A interface Metro foi bastante criticada pelo simples fato de ocupar a tela toda e atualmente não há a opção de diminui-la, característica que será mudada com o futuro SO da Microsoft. Como as reclamações sobre este ponto foram feitas desde o lançamento do Windows 8, já há alternativas que possibilitam utilizar aplicações Metro dentro de pequenas janelas, como é o caso da ModernMix (ela custa US$ 4,99).