Que tal rodar apps do Android no Windows ou Mac?

Por Pedro Cipoli

A Play Store do Google conta atualmente com mais de 750.000 aplicativos, sendo que aproximadamente 500.000 são jogos. E que tal poder jogar todos eles de graça? Para rodá-los no Mac ou PC (seja Windows 7, Vista ou o já pré-adolescente XP), basta baixar e instalar o App Player da Bluestacks, e ter acesso a todos os aplicativos disponíveis na loja.

01 - Download Bluestacks

O primeiro passo é ir até a página de nosso parceiro, Ultradownloads, e baixar uma versão do App Player compatível. Usuários que possuem o Windows 8 devem escolher a versão Windows 7. Quando tudo terminar, o App Player abrirá automaticamente e instalará uma série de módulos, processo que demora cerca de 2 minutos.

02 - Instalação do Bluestacks
03 - Iniciando o App Player do Bluestacks

Embora se trate de um aplicativo gratuito e bastante útil, sua primeira utilização não é tão intuitiva quanto deveria, e precisamos lidar com algumas burocracias para começar a instalar apps. A primeira tela que aparece para o usuário mostra uma seleção de aplicativos na seção "Top Charts". Para procurar novos aplicativos, clique em "My Apps" à esquerda de "Top Charts" e em seguida em "App Search" entre os aplicativos instalados. Em nosso exemplo vamos instalar o Angry Birds.

04 - Tela inicial - App Player
05 - Pesquisa de apps

Nos resultados que aparecerão, clique no Angry Birds da coluna verde, que é a loja de aplicativos do Android. Aí você será redirecionado para uma tela para digitar sua conta do Google. Se ainda não tiver uma conta, veja nosso tutorial sobre como criar uma conta no Gmail e ter acesso a todos os serviços do Google.

06 - Lojas encontradas
07 - Adicionar conta do Google

Se tudo der certo, você receberá uma mensagem de confirmação no mesmo estilo do Android, e basta clicar em "Concluir configuração". Agora, como geralmente acontecia em smartphones um pouco mais antigos, o Bluestacks mostrará uma janela dizendo que o Android Market está sendo atualizado para o Google Play. É necessário clicar em "Continuar", em seguida em "Aceitar" e aguardar mais alguns segundos.

08 - Conta adicionada
09 - Atualizar para o Google Play

Em seguida nos deparamos com uma janela bastante familar para os usuários Android, que é a página principal do Google Play. Continuando a nossa saga para instalar o Angry Birds, fazemos uma busca pelo aplicativo e instalamos da mesma forma como faríamos em nosso smartphone ou tablet.

10 - Home do Google Play
11 - Instalar Angry Birds

Agora podemos executar o aplicativo, tanto abrindo-o no Google Play quanto voltando para a área "My Apps". Pronto!

12 - Meus aplicativos
13 - Fases Angry Birds
14 - Angry Birds

Agora que vimos como o App Player da Bluestacks funciona, aqui vão algumas dicas para quem quiser aproveitar melhor os aplicativos:

  • Dê preferência para aplicativos em HD ou voltados para tablets, pois os monitores possuem uma resolução muito maior do que a maioria dos aparelhos Android
  • Se achar que um aplicativo ficou muito "esticado", tire o App Player da versão em tela cheia. Leve o cursor do mouse para o canto esquerdo da tela e clique em "Toggle Full Screen" ao lado do botão fechar
  • Assim como o Android, o App Player fornece suporte a vários idiomas. Para configurar para a nossa língua, clique em "Settings" no menu que aparece quando colocamos o cursor no canto esquerdo da tela e vá em "Alterar idioma"; em seguida clique em "Português (Brasil)"
  • Como a maioria dos monitores não é sensível ao toque, para dar zoom, segure a tecla CTRL e gire o scroll do mouse para ajustar a resolução

Gostou do App Player? Conte para nós nos comentários!

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.