Próximo preview do Windows 10 investe na usabilidade para ser mais simples

Por Redação | 13 de Março de 2015 às 12h44
photo_camera Divulgação

Ainda não temos uma data para a próxima versão de testes do Windows 10, com muita gente esperando novidades ainda para este mês. Mas, como sempre acontece, já vazaram algumas das novidades que devem estar disponíveis na Build 10036, que será liberada para os usuários interessados em algum momento das próximas semans. E o foco, aqui, são as melhorias na usabilidade, como mostrou o site Windows Central.

São alterações pequenas, mas que parecem significativas. A primeira se dá na forma como o usuário lida com as redes Wi-Fi. Agora, se conectar à internet ficou mais fácil, já que ao tentar fazer isso, não é mais preciso explorar a tela de opções. Os sinais disponíveis são exibidos em uma lista, em ordem de intensidade, de forma que, com poucos cliques, já seja possível acessar a conexão desejada, digitar a senha e começar a navegar.

Já a segunda alteração, mais evidente, se dá na maneira com a qual os usuários lidam com os diversos desktops criados a partir da função Task View. Agora, é possível abrir aplicativos e observá-los em um espaço da tela separado, facilitando a transferência deles de uma área de trabalho virtual para a outra.

A ideia, aqui, vem um tanto quando emprestada dos smartphones, que permitem a criação de diversas telas com diferentes objetivos, uma para trabalho, outra para assuntos pessoais e uma terceira para lazer, por exemplo. Nos aparelhos, tudo se faz por meio de arrastes, com o usuário levando apps de um lado para o outro. Agora, a mesma coisa vai acontecer também com o Windows 10.

Por enquanto, porém, resta apenas esperar, já que nem mesmo os usuários Beta têm informações sobre quando a nova atualização do sistema operacional da Microsoft vai dar as caras. Também não se sabe exatamente quando a plataforma chegará às mãos dos usuários em sua versão definitiva, com a empresa apenas afirmando que isso acontecerá ainda neste ano.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.