Projeto Siena permite criar apps para o Windows 8.1

Por Redação | 20 de Dezembro de 2013 às 11h09

A Microsoft anunciou esta semana o Projeto Siena, que é um aplicativo para Windows 8.1 que permite a criação de aplicativos para o próprio sistema.

O programa é todo visual, e voltado para usuários com pouco ou nenhum conhecimento de programação. Nele é possível embutir dados do Excel, Windows Azure, REST, RSS e do SharePoint, sendo muito útil para que pessoas ou pequenas empresas criarem aplicativos simples para distribuir dados, com espaço para inclusão de imagens, botões, formas, vídeos etc. Ele é semelhante ao Windows Phone App Studio, que permite que os usuários comuns criem aplicativos para o Windows Phone.

Projeto Siena 1

Existem vários controles para personalizar todos os aspectos visuais do aplicativo a ser criado, incluindo cores, fonte, preenchimento e outros comportamentos. Mas ainda assim a ferramenta é muito básica, e desenvolvedores experientes jamais terão os mesmos recursos que se tem com o Visual Studio, por exemplo. De qualquer forma, já é um começo. E caso você queria utilizá-lo em um tablet, o Siena tem total compatibilidade com gestos na tela sensível ao toque de tablets com o Windows RT.

Projeto Siena 2

Após criar o aplicativo, o usuário pode rapidamente publicar e compartilhar o mesmo, através de um pacote com um instalador. O programa está disponível para download em estágio beta a partir de hoje para Windows 8.1 e Windows RT 8.1 no site da Microsoft.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.