Pesquisa revela que 85% dos usuários do Windows XP não querem atualizar seus PCs

Por Redação | 14 de Abril de 2014 às 15h16

A Microsoft encerrou oficialmente o suporte e as atualizações do Windows XP no último dia 8 de abril , mas isso não fez com que os usuários do sistema operacional disparassem em uma corrida para atualizar seus dispositivos. Uma pesquisa realizada pela empresa de antivírus Avast e divulgada pelo Venture Beat nesta segunda-feira (14) apontou que apenas 15% de seus clientes disseram que planejam atualizar o XP.

Ainda mais assustador do que essa pequena porcentagem é o fato de que 21% dos entrevistados sequer tinham conhecimento do fim do suporte ao sistema operacional da Microsoft e 27% disseram que não planejam fazer um upgrade ou comprar um novo PC.

No último mês, 23,6% dos 200 milhões de clientes da Avast ainda estavam executando o XP em suas máquinas e, desde então, menos de 2% deles fizeram um upgrade. A pesquisa apontou ainda que apenas 5% dos pesquisados disseram ter planos de comprar um novo PC.

Assista Agora: Gestor, descubra os 5 problemas que suas concorrentes certamente terão em 2019. Comece 2019 em uma nova realidade.

Se levarmos em conta que boa parte dos proprietários do Windows XP ainda não havia sentido a necessidade de atualizar seus dispositivos mesmo após os lançamentos amplamente divulgados do Windows 7 e Windows 8, não é de se estranhar que o corte no suporte ao antigo sistema operacional não os tenha convencido do contrário.

Por fim, a Avast disse ainda que planeja continuar oferecendo suporte aos clientes com Windows XP por pelo menos mais três anos.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.