Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pesquisa: Windows 7 é o sistema operacional mais popular, mas XP ainda cresce

Por| 04 de Março de 2015 às 08h03

Link copiado!

Divulgação
Divulgação
Tudo sobre Opera

Anunciado há alguns meses como uma das maiores promessas no mercado de sistemas operacionais, o Windows 10 tem sido divulgado como a plataforma mais funcional já feita pela Microsoft. Contudo, o software terá um longo caminho pela frente, uma vez que versões mais antigas do sistema da empresa ainda são as mais populares entre os usuários.

Este é o resultado de um levantamento feito pelas firmas StatCounter e NetMarketShare. De acordo com as companhias, o Windows 7 é a versão mais usada pelos consumidores, com 55,99% da preferência e mais do que todos os usuários de XP, Windows 8 e 8.1 combinados. A versão 8.1 do sistema tem margem de participação entre 10,49% e 14,78%, segundo dados das duas consultorias.

O que mais chama atenção no estudo é um crescimento acentuado do Windows XP. A StatCounter diz que o número de utilizadores da plataforma cresceu 12,2% em janeiro deste ano, enquanto a NetMarketShare afirma que os números cresceram 19,15%. As informações são do site The Register.

É importante lembrar que a Microsoft encerrou oficialmente o suporte e as atualizações do Windows XP, que tem atualmente 13 anos de idade, em abril do ano passado, o que significa que donos de PCs equipados com o software não recebem mais updates de segurança desde a data. O suporte à plataforma, como produtos de terceiros voltados para a segurança do sistema e o software antivírus Microsoft Security Essentials, continua até 2015.

Continua após a publicidade

Além das máquinas ficarem ultrapassadas quando comparadas a equipamentos mais recentes, elas ficam totalmente vulneráveis a ataques de crackers e terceiros. O problema é ainda mais grave porque computadores com XP se infectam três vezes mais que os PCs com Vista ou Windows 7 e dez vezes mais que os que usam o Windows 8. Isso se deve aos mecanismos de proteção ultrapassados do Windows XP e pela falta de atualização, pois os cibercriminosos costumam utilizar vulnerabilidades mais conhecidas e que ainda não se encontram nos equipamentos com a plataforma.

Com tanta gente usando o XP, a Microsoft tem a difícil tarefa de fazer com que esses usuários migrem para o Windows 10. Para tal, a companhia vai lançar o sistema como um upgrade gratuito que vai impactar diretamente cerca de 1,5 bilhão de usuários de Windows em PCs, sendo que, dessa quantidade, 650 milhões são de Windows 7. A mudança também irá atingir donos de smartphones com Windows 8 ou Windows 8.1, que também vão receber a nova plataforma.

Essa gratuidade irá durar por apenas um ano a partir do lançamento do Windows 10, com updates garantidos durante a "vida útil" do sistema. Poderão baixar o sistema gratuitamente aqueles que possuem um PC com Windows 7 ou Windows 8.1. Você pode conhecer mais detalhes do novo Windows 10 neste link.