O Windows RT já tem público o suficiente para uma versão 'touch' do iTunes?

Por Pedro Cipoli | 20 de Maio de 2013 às 11h45

Até agora não há um aplicativo do iTunes otimizado para a interface Metro. Usuários que possuem músicas no aplicativo da Apple devem fazer algo um pouco desagradável: abri-lo na interface desktop e utilizá-lo da mesma forma como um usuário de PC de mesa faria. Nada de otimizações de interface, botões adequados para toques ou consumo menor de recursos, como seria esperado de um programa voltado para dispositivos móveis.

E estamos falando do Windows 8 comum, o voltado para processadores x86 como é o caso do Microsoft Surface Pro e Dell Latitude, e não os pobres coitados que utilizam a versão RT específica para processadores ARM. Segundo Tami Reller, CFO do Windows, "você não deveria esperar um app do iTunes em um futuro próximo", disse o executivo em entrevista à CNN. "O iTunes possui uma alta demanda. Uma visita de boas vindas já foi feita. Não é por falta de tentativas".

iTunes icon

Durante o primeiro trimestre desse ano, a Microsoft vendeu 900.000 tablets Surface (1,8% do total de tablets comercializados no mundo), sendo que somente 200.000 são equipados com o Windows RT (0,4% do total), segundo fontes da IDC. Certamente é um número pouco interessante para a Apple alocar um time de engenheiros caros e recursos em larga escala para criar um aplicativo especificamente voltado para a interface Metro.

Este é um caso completamente diferente do ocorrido há 10 anos, quando a primeira versão do iTunes se tornou disponível para usuários do Windows, o que hoje gera uma receita valiosa para a Apple com as centenas de milhões de PCs que rodam o sistema operacional. Steve Jobs chegou a dizer que o lançamento era "como dar um copo de água gelada para alguém no inferno", conforme podemos conferir no tempo 9:50 do vídeo abaixo:

Segundo o AllThingsD, a Apple pode estar esperando que o mercado do Windows 8 Metro cresça um pouco mais antes de investir em um aplicativo do iTunes oficial para a interface.

E você, usuário? Acha que vai demorar muito para vermos o iTunes no Windows 8 RT? Conte para nós nos comentários!

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.