Número de usuários do Windows XP vem caindo diariamente

Por Redação | 26.11.2013 às 17:55
photo_camera Microsoft

O Windows XP ainda é bastante popular, mesmo faltando seis meses para que ele seja definitivamente aposentado. A Microsoft não para de alertar para esse fato, que não deve mais ser adiado.

Pesquisas recentes da StatCounter mostram que nos 25 primeiros dias de novembro de 2013 muitos usuários desse sistema operacional abandonaram o barco. Nesse momento, os dados indicam que 19,31% dos computadores ao redor do mundo ainda rodam essa defasada versão, contra 19,44% na semana passada.

A queda não é das maiores, mas mostra que os usuários do XP finalmente começaram a transição para outros sistemas. Resta saber se o destino deles é alguma versão mais recente ou alguma outra plataforma. O Windows 8 também perdeu usuários na última semana, indo de 7,54% para 7,51% de presença nos computadores. O Windows 7, por outro lado, mantém-se firme em 51,8%.

Os antigos usuários do XP também podem estar indo em direção ao Linux ou Mac OS. Muitas pessoas estão fazendo esse esforço para não ficarem com um sistema que perderá todo o suporte da desenvolvedora e estará a mercê de criminosos virtuais, já que novas falhas não serão corrigidas.

A Microsoft não tece muitos comentários a respeito desses dados, mas informou que é essencial que usuários do XP migrem para sistemas operacionais mais recentes, principalmente por questões de segurança. Obviamente, ela espera que as pessoas pulem logo para o Windows 8.1, mas até o momento parece que o novo sistema escolhido na família Windows foi o Windows 7, devido ao seu design familiar.

Mudar para o Windows 8 requer troca de hardware, o que para algumas empresas pode se mostrar um processo caro que não faria sentido para quem tem menos de 50 funcionários. Se você ainda usa Windows XP na sua máquina, troque o quanto antes de sistema, seja para uma versão mais recente do Windows ou para outra plataforma, como o Linux.