Novos documentos confirmam novos Windows 9, Windows Phone 9 e Windows 365

Por Redação | 22 de Maio de 2014 às 12h53
photo_camera Divulgação

Sempre que um produto novo chega ao mercado, é comum as empresas já começarem o desenvolvimento de seu respectivo sucessor - o PlayStation 4, por exemplo, teve seus primeiros protótipos criados logo após o lançamento do PlayStation 3. O mesmo deve acontecer com as próximas versões do Windows, tanto para PC quanto para dispositivos móveis. É o que afirma um documento vazado por um usuário chinês e divulgado no site Myce.

Há algumas semanas, surgiu a informação de que a gigante de Redmond lançaria o Windows 9 entre o segundo e o terceiro quadrimestres de 2015. De acordo com o documento, essa é a mesma data que o Windows Phone 9 deve chegar, já que a plataforma atualmente ainda está na fase Alpha, assim como a versão para desktops.

Não há detalhes sobre como o software para smartphones vai funcionar - até porque, a última versão foi apresentada agora em abril. O que se sabe, no entanto, é que a Cortana, assistente pessoal do Windows Phone 8.1, será aprimorada e ganhará suporte a novos idiomas. Por enquanto, a ferramenta só está disponível no idioma inglês e nos celulares com Windows Phone na versão 8.1.

Outra informação interessante revelada pelo documento é sobre o Office 365. O conjunto de editores de conteúdo da Microsoft seria o único a não estar mais na fase inicial de desenvolvimento, ou seja, tudo indica que o pacote pode ganhar uma versão beta em breve (conhecida como Consumer Preview).

Mas o que mais chama atenção no vazamento é um projeto chamado de "Windows 365". Apesar de não ter nenhum detalhe revelado, especula-se que a novidade poderia ser uma versão do Windows totalmente integrada aos serviços na nuvem do Office 365. Satya Nadella, CEO da companhia, já afirmou em entrevistas que a empresa focará principalmente na cloud computing e nos serviços conectados na nuvem. Dessa forma, não é de se estranhar que os próximos grandes lançamentos da Microsoft apostem nesse modelo de plataforma daqui em diante.

Vale lembrar que, na semana passada, um outro usuário já havia postado praticamente as mesmas informações sobre o Windows 365 e que ele seria como uma versão "alfa baseada no Windows Core". De qualquer jeito, teremos de esperar pelos próximos meses, quando a Microsoft deve anunciar oficialmente as primeiras novidades de seus próximos sistemas operacionais.

E você? O que espera ver no Windows 9? Deixe sua opinião nos comentários.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.