Novo rumor indica que Windows 9 poderá ser lançado entre setembro e dezembro

Por Redação | 08 de Julho de 2014 às 12h57
photo_camera Divulgação

A Microsoft pode estar prestes a lançar seu mais novo sistema operacional, o Windows 9. Apesar dos rumores recentes de que uma nova atualização do Windows 8.1 pode atrasar a chegada do novo sistema, o usuário russo Wzor, responsável por diversos vazamentos de produtos da Microsoft, afirmou que o sistema chegará em algum momento entre setembro e dezembro deste ano.

No fórum russo Ru-Board, o perfil revelou que a empresa norte-americana já está preparando a campanha de lançamento do sistema e que uma das maiores novidades será o método de distribuição e ativação dele. Ao que tudo indica, pela primeira vez o sistema virá acompanhado de uma chave de ativação que ficará atrelada à máquina do usuário ao invés do usuário em si.

Muito embora não tenham sido reveladas mais informações sobre a campanha, é bem provável que o russo acerte em cheio em mais uma de suas predições. Em março deste ano ele afirmou ter recebido informações do ex-funcionário da Microsoft Alex Kibkalo, responsável por vazar informações confidenciais da companhia e que acabou sendo sentenciado a três meses de prisão.

Como até agora nada de concreto foi comentado ou anunciado pela Microsoft, há quem diga que o novo sistema é apenas uma jogada de marketing da empresa, que vem trabalhando para recuperar a popularidade do sistema operacional. Com o anúncio de Wzor, a expectativa agora é que o chamado Windows "Threshold" (codinome recebido pelo sistema) seja lançado com o Update 3 do Windows 8.1. Fora o novo sistema de ativação, a principal novidade do sistema é o retorno definitivo do botão "Iniciar", agora mais semelhante à forma clássica já conhecida pela maioria dos usuários.

Entendendo o novo sistema de ativação

A publicação do russo acaba focando mais no novo sistema de ativação do que na dita campanha de lançamento do sistema operacional. Segundo Wzor, a partir de agora todo o processo de ativação será feito online quando o usuário se conectar à Windows Store.

Diferente do que ocorria antigamente, quando a chave de ativação se destinava à cópia do Windows, agora ela ficará "amarrada" ao computador do usuário. Se ela for utilizada em mais de uma máquina, o sistema entrará numa espécie de contagem regressiva de 3 dias que desativará o sistema em todos os computadores.

Muito embora o perfil russo pareça bastante convicto de suas afirmações, o diretor de comunicações da Microsoft, Frank Shaw, fez questão de desmenti-las. "Será que houve alguma declaração louca de rumor que eu não estou sabendo hoje?", disse o executivo em um tuíte sem mencionar Wzor.

Verdade ou não, esta parece mesmo ser a direção que a Microsoft quer seguir com seu sistema operacional. Sob o comando de Satya Nadella, cuja visão é extremamente focada na computação da nuvem, não será surpresa se daqui para frente vermos o sistema operacional da companhia cada vez mais integrado a serviços na nuvem.

Leia mais sobre o Windows 9:

Fonte: http://www.pcworld.com/article/2451580/rumor-microsofts-windows-9-campaign-begins-this-fall.html#tk.rss_all

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.